Buddha Spa

Geoterapia em Spas – Rituais de Gaia
admin / 3 jan 2013
 129  /  0 Comentarios /  

Terapeutas do mundo todo, cada um com suas formas próprias de trabalhar, vêm se unindo nesta busca de curar os seres, com propostas de volta à Natureza, de maior respeito e contato com a Mãe Terra, através das técnicas de geoterapia, que são tratamentos holísticos e naturais utilizando como instrumentos os elementos retirados da terra. A palavra geoterapia vem do grego, onde geo significa terra, mais o termo terapia, que está relacionada a tratamento.

Utilizando-se da argila, do barro, das pedras e dos cristais como ferramentas reequilibrantes. Os antigos povos do Oriente e do Ocidente usavam a geoterapia pra tratar, amenizar e cuidar de desequilíbrios físicos e emocionais. As propriedades terapêuticas adotadas na geoterapia fundamentam-se no poder regenerador que a Terra tem, e é da sua formação amorosa que, através de sua matriz, proporciona a origem dos organismos vivos, dos minerais, dos metais, além de ser fonte geradora de água e alimento.

Todas estas fontes terapêuticas são retiradas dos elementos eletromagnéticos vibratórios,              fornecidos pela Mãe Terra e que, somados à energia dos raios solares, vão potencializar e ativar a ação curativa e benéfica dos cristais, das águas, entre outros elementos, desencadeando uma reação dinâmica e vitalizadora, com uma força surpreendente, esta energia estrutural deriva da própria terra e vai beneficiando todos os seres que nela habitam.

Cabe neste contexto uma apresentação mais detalhada sobre a origem desta palavra Gaia, tão comentada nos últimos tempos. Conta a mitologia grega que Gaia foi uma das primeiras divindades a habitar o Olimpo. Ela nasceu imediatamente após a divindade Caos. Tal como Caos, Gaia possuía uma natureza forte e sem intervenção masculina gerou, sozinha,  Urano o céu, as montPor ser um tema da atualidade, as terapias de geoterapia são muito utilizadas e buscadas em clínicas, espaços alternativos e SPAs. Cada vez mais, redes de comunicação, jornais, TV, vêm falando e realizando programas de conscientização da importância da utilização e dos cuidados com elementos de nossa natureza.

Na mitologia, ela personificava a origem do mundo, o triunfo e a organização do cosmos frente ao caos. A figura da deusa Gaia foi uma das primeiras representações divinas criadas pelos seres humanos, como a propiciadora dos sonhos e protetora da fecundidade. Contam que os seres humanos nasceram da terra molhada aquecida pelos raios de Sol. Deste modo, toda sua natureza, todos os seus elementos são semelhantes e, quando morrem, sua mãe venerável os recolhe e os guarda em seu seio.anhas e o mar.

 

Gaia foi também conhecida como a profetiza do centro de adivinhação da Grécia Antiga, o Oráculo do Delfos. Durante séculos, o Oráculo de Delfos serviu como local aonde os peregrinos das mais diversas localidades do mundo vinham para consultar as sacerdotisas, querendo saber qual o seu destino, o da sua família ou buscar ajuda e informações sobre curas e saúde. Delfos tornou-se um dos lugares sagrados mais venerados pelos gregos, sendo que suas previsões e predições tiveram enorme repercussão nos destinos de muita gente.

De posse de toda esta mitologia deste simbolismo, hoje, existem muitos locais de terapias, curas, clínicas holísticas e SPAs alternativos, que utilizam os rituais de Gaia, com a evocação de sua energia e seu poder, que se manifesta através da utilização de terapias com pedras, cristais, argila, vapores, feitas muitas vezes em grutas, junto a cascatas, cavernas, somadas a energia dos pássaros e de outros animais terrestres, nas montanhas e junto ao mar, enfim, em contato com a beleza e a magia da natureza, junto à consciência pura da mãe Gaia.

 

 

 Artigo extraído do livro:  “SPAS – Alquimia de uma Jornada”

 Ligia da Luz Posser – Editora Besouro Box





 Gerontóloga, Psicoterapêuta, Escritora . . . 







Imagens: cc Flickr/Eddi van W.     Wikimedia Commons

Envie seus      comentários

      
            
            
 
 
                  
                
                                             
        
        

        
      
            

r e c o m e n d a m o s     p r a    você

  • n o s s o   Arquivo

    2017
    2016
    2015
    2014
    2013
    2012
    2011
    Abril
    1
    Fevereiro
    2
    Janeiro
    2
    Dezembro
    2
    Novembro
    2
    Setembro
    1
    Agosto
    1
    Julho
    1
    Junho
    2
    Maio
    9
    Abril
    9
    Março
    10
    Fevereiro
    14
    Janeiro
    11
    Dezembro
    12
    Novembro
    7
    Outubro
    12
    Setembro
    10
    Agosto
    9
    Julho
    9
    Junho
    8
    Maio
    8
    Abril
    10
    Março
    10
    Fevereiro
    9
    Janeiro
    7
    Dezembro
    8
    Novembro
    9
    Outubro
    11
    Setembro
    8
    Agosto
    7
    Julho
    7
    Junho
    8
    Maio
    8
    Abril
    11
    Março
    10
    Fevereiro
    10
    Janeiro
    9
    Dezembro
    8
    Novembro
    8
    Outubro
    10
    Setembro
    8
    Agosto
    11
    Julho
    10
    Junho
    7
    Maio
    11
    Abril
    7
    Março
    10
    Fevereiro
    7
    Janeiro
    9
    Dezembro
    5
    Novembro
    6
    Outubro
    8
    Setembro
    8
    Agosto
    9
    Julho
    7
    Junho
    6
    Maio
    9
    Abril
    6
    Fevereiro
    7
    Janeiro
    8
    Dezembro
    7
    Novembro
    6
    Outubro
    6
    Setembro
    7
    Agosto
    7
    Julho
    9
    Junho
    12
    Maio
    8
    Abril
    9
    Março
    9
    Fevereiro
    7

    a s s i n a r   newsletter

    Nome
    E-mail
    Quero receber informações do Buddha Spa e seus parceiros em meu e-mail - saiba mais
    Assinar

    r e c e b a n o s s o s

    Informativos

    Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
    Nome:
    Email:
    ENVIAR