Aloe Vera – Máscara para todos os cabelos
Aloe Vera é uma planta conhecida e utilizada há milhares de anos, sendo apelidada pelos egípcios de “a planta da imortalidade” por suas propriedades. No Brasil, também é chamada de babosa. Tem folhas espessas, esguias e espinhosas que mais lembram um cacto, mas suas flores amarelas tubulares, que surgem anualmente na primavera, quebram um pouco o seu aspecto sóbrio.
A mucilagem encontrada dentro de suas folhas é muita rica em composição. Entre seus componentes encontramos minerais como o potássio, cobre, fósforo, ferro, manganês e sódio, enzimas, polissacarídeos, aminoácidos, saponinas e uma grande variedade de vitaminas.
Suas propriedades medicinais já eram muito conhecidas desde os tempos mais remotos. Ela foi citada em hieróglifos egípcios, em passagens bíblicas e também utilizada por Alexandre Magno como sendo um paliativo para os ferimentos de guerra. Análises mais profundas realizadas recentemente revelaram que a Aloe Vera é realmente capaz de inibir a dor devido a seus componentes ativos e ao seu poder anti inflamatório. Além disso, suas ação querolítica permite a produção de novas células e a renovação dos tecidos.
Mas, falando em beleza, Cleópatra e Nefertite utilizavam esta planta maravilhosa em seus tratamentos de rejuvenescimento. Mesmo sem os dados científicos de hoje, elas comprovaram o poder da Aloe Vera na manutenção da juventude e da beleza.
Encontramos esta planta, com facilidade, nos tratamentos em Spas, pois além de todas as suas propriedades emolientes, desintoxicantes e regeneradora celular, ela contém uma molécula capaz de facilitar a penetração de outros nutrientes, devolvendo à pele seu aspecto sedoso e jovem.
A babosa é tão nutritiva que você pode aplicá-la nos cabelos sem misturar a outros ingredientes . A receita de hoje é excelente para cabelos finos e ralos, mas pode ser utilizada por qualquer tipo de cabelo.
Máscara Capilar de Babosa
Ingredientes:
– 2 folhas de babosa
– 2 colheres (sopa) de flores de arnica
– 1/2 litro de água
Abra a folha de babosa no sentido longitudinal. Retire a massa interior – o mucilago – com auxílio de uma colher. Passe por uma peneira grossa. Espalhe nos cabelos, penteando da raiz até a pontas. Cubra com papel de alumínio e deixe por 20 minutos. Lave em seguida e enxágue com uma decocção* das flores de arnica na água já fria.
(*mergulhe as flores na água e leve ao fogo com a panela tampada, deixando ferver por alguns minutos.)
Fácil, não é? Resultado: cabelos mais saudáveis e com mais brilho.
Até a próxima!
-
O toque das mãos na massagem
O ator principal de uma massagem: “o toque“. Um tocar instintivo, um deslizar […]
-
Geoterapia – a terra em benefício da saúde
A geoterapia é o sistema de tratamento através da terra comum, sendo o […]
-
Drenagem Linfática – aplicação, indicações e benefícios.
O corpo humano sofre a atração da gravidade com pressões para baixo, ou […]