Drenagem Linfática – aplicação, indicações e benefícios.

O corpo humano sofre a atração da gravidade com pressões para baixo, ou seja, atração para o chão, para o centro da Terra, influenciando nos três meios líquidos que mais são atraídos pela força gravitacional, as circulações arterial, venosa e linfática. Decorrem daí problemas circulatórios como edemas, varizes, varicoses e “paniculopatia edemato fibro esclerótica (PEBE), um nome pomposo para a nossa tão conhecida celulite. Como prevenção e apoio aos problemas ocasionados pela gravidade sobre os membros inferiores, os seres deveriam permanecer de “pernas para o ar” algumas horas do dia.

Como é aplicada

De uma forma rápida e resumida, apresentamos o que seria a técnica das manobras de drenagem linfática (não é um curso ou treinamento): iniciam-se sempre pela abertura dos ductos linfáticos, nos seus pontos principais, com bombeamentos e pressões suaves e controladas, abrindo suas válvulas e ductos, permitindo que a linfa seja permeada. Deve-se ir executando de proximal para distal, as manobras em ritmo lento, pausando e repetitivo, em respeito ao mecanismo de transporte de linfa. Este movimento não deve ser desagradável e jamais provocar dor, em que a pressão da mão sobre o corpo deve ser leve para não produzir colapso linfático. Uma drenagem linfática bem feita, sobre um tecido edemaciado, apresenta resultados imediatos e visíveis a olho nu, pelas diferenças de redução dos inchaços na região que está sendo drenada.

Hoje, felizmente, já existem profissionais altamente especializados, treinados e com uma pressão suave e correta sobre os caminhos linfáticos, e cada dia mais a drenagem linfática vem se tornando uma das técnicas mais procuradas e indicadas, sendo uma de suas indicações no pós-cirúrgico, com manobnras específicas, muitas vezes seguindo o trajeto “reverso”, após a secção dos vasos linfáticos, ainda em processo cicatricial. Nesta técnica, muitos profissionais (médicos) indicam que a drenagem seja feita com cremes específicos (com arnica e outras substâncias ativas anti-inflamatórias), também para não forçar na cicatriz e deslizar melhor sobre a pele.

Indicações

As indicações da drenagem linfática são muitas, mas considero a principal a desintoxicação e a oxigenação dos tecidos, com drenagem dos resíduos metabólicos das células nos líquidos intersticiais, distribuição dos hormônios, aumentando também a quantidade dos líquidos excretados através do trato gastrointestinal. Enfim, uma drenagem linfática tem também sua indicação para a melhora da celulite edematosa, das estases provocadas pela pressão das gorduras, obesidade e consequentemente retenção de líquidos (não distendendo os tecidos, previne a formação de estrias), e reduz a pressão sobre as varizes e varicoses, as dores nas pernas, cansaço e o peso. Muitos fisioterapeutas, em alguns Spas, desenvolvem seus trabalhos de drenagem linfática dentro da água, em piscinas aquecidas, relaxando a musculatura, com o objetivo de, além de não sofrer tanto a pressão gravitacional, a pressão do corpo imerso na água colaborar para uma boa drenagem dos líquidos internos.

Sempre lembrando que o maior instrumento que utilizamos nos trabalhos de drenagem linfática são “as mãos”, e a importância da energia das mãos do profissional que está realizando  a drenagem é que irá propiciar uma drenagem eficiente em um ambiente calmo e agradável.

Compartilho com vocês o que ouvi e anotei em um final dos muitos cursos de que já participei:

“Uma fala profunda torna-se muitas vezes superficial em seu significado. Um toque superficial torna-se muitas vezes profundo em seu significado”.

Ligia da Luz Posser – Editora Besouro Box

www.spasterapialquimia.com.br

Gerontóloga, Psicoterapêuta, Escritora . . .

Imagem: ©Drenagem Linfática Buddha Spa

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta