Hortoterapia – a natureza promovendo saúde e bem-estar
Difícil encontrar quem não goste de cuidar de um jardim ou de uma pequena horta, de passear por um parque ou pelo campo. Os efeitos positivos que o contato com a Natureza e com o verde causam pode ser sentido e ninguém duvida do quanto é positivo.
A jardinagem é uma ocupação que proporciona uma experiência serena, uma atividade física suave que, em combinação com ar fresco, ajuda a oxigenar o sangue, energizar o corpo, liberando endorfinas que ajudam a aliviar o estresse e estudos já comprovaram que esta atividade ajuda na redução da pressão arterial. Além disso a atividade oferece também a oportunidade de queimar calorias, melhorar a força e flexibilidade nas pernas, braços e mãos, estimula o apetite e propicia melhores noites de sono.
A hortoterapia vai muito além de cuidar de plantas e mexer na terra. Estudos já comprovaram que o simples contato com a Natureza por si só já é capaz de trazer benefícios. Com esta comprovação, os jardins terapêuticos vem sendo implantados em hospitais, por exemplo, transformando os passeios e caminhadas de seus pacientes em uma terapia eficaz que promove e auxilia na recuperação mais rápida.
Mesmo que você não tenha uma horta ou um imenso jardim na sua casa, não tem problema.Cultive vasos espalhados pela casa, mantendo o verde presente na sua vida. Busque também manter contato com jardins e parques públicos. A mágica do verde estará no ar e o prazer de regar e cuidar de seus vasos de plantas trará um momento de relaxamento e de prazer. Alegre-se! É a Natureza, com toda a sua simplicidade, fazendo brotar bem-estar, saúde e felicidade na sua vida.
Artigo editado de 29/11/2012 Por BCires
Imagens: Photl.com e George Odan
-
Dicas para melhorar sua autoestima
Eu digo que autoestima é o primeiro passo para a felicidade e sucesso […]
-
Pequenos segredos da pele saudável
Todos queremos parecer sempre jovens. Manter a pele bonita e saudável é uma […]
-
Escalda-pés: energia renovada.
A terapia do escalda-pés está na lista dos mimos que fazem a diferença […]