Cromoterapia em Spas – a origem

Atualmente a cromoterapia vem ganhando espaço junto aos Spas do mundo todo, onde as cores são estudadas e adotadas desde a pintura das paredes dos ambientes, criando um clima, com um determinado objetivo. E buscam passar isso, através das cores e nuances, nas vestes que utilizam e nas calhas de luz e cores (nas macas, em cabines), onde são aplicadas e utilizadas para tratar e ajudar pessoas estressadas com desequilíbrios psicoemocionais ou, somente para corpo físico desvitalizado. O corpo absorve a energia das cores pela vibração que elas emitem.

Se vamos definir esta técnica – hoje com comprovações científicas aceitas pela OMS e no mundo acadêmico como efetiva e que de fato funcional, temos que ir à origem da palavra cromoterapia: vem do grego Kromos, que significa cor, e terapheia, que quer dizer tratamento. A cromoterapia é o uso da energia das luzes como elemento curativo, pela vibração do comprimento de onda da cor empregada terapeuticamente para harmonização e o equilíbrio do indivíduo.

A cromoterapia já era, de forma empírica, adotada pelos povos antigos que praticavam a terapia das cores em tratamentos de cura. A energia do Sol era utilizada pelos egípcios, hindus, chineses e gregos, vários séculos antes de nossa era. Contam relatos da história que o uso das cores entre os egípcios (3000 a.C.) já era um procedimento, onde o deus Thot era considerado o mestre das cores.

Os egípcios possuíam templos de cura baseados no uso da luz solar, associados a complementos coloridos e banhos de Sol de acordo com o estado da pessoa e as estações do ano; na Índia (3000 a.C.), através da medicina ayurvédica, utilizavam cores, óleos e cristais com sua refração de luz colorida sobre os corpos físicos.

Os hindus cultivavam Surya, o deus-Sol, e, segundo eles, o Prana (energia vital, plena de energia e cores) está contido no ar

Na China (2700 a.C.), com a medicina tradicional chinesa, acreditava-se que cada pessoa possuía um sistema próprio de cores (ou cor) e, através dele, muito de sua vida e acontecimentos era definido. Também coberta de misticismo, na Grécia (500 a.C.), os gregos foram os primeiros que se abriram para o mundo da cromoterapia; através da helioterapia, que era a terapia pelos raios solares, veneravam o deus Hélio (o Sol), considerado como “o olho do mundo“, ou seja aquele que tudo vê.

Pitágoras (582 a.C.-497 a.C.) já descrevia as cores dos sons. Mais tarde, foram desenvolvidas teorias de que as notas musicais possuem a vibração correspondente aos comprimentos  de ondas do espectro solar: = violeta; si = índigo; = azul; = verde; mi = amarelo; = laranja; e sol = vermelho.

Artigo extraídos do livro:  “SPAS – Alquimia de uma Jornada”

  Ligia da Luz Posser –  Editora Besouro Box

www.spasterapialquimia.com.br

Gerontóloga, Psicoterapêuta, Escritora, Diretora Educacional da ABC Spas (Associação Brasileira de Clínicas e Spas). Presta assessoria e consultoria a empresas nas áreas de clínicas e SPAs; palestrante e ministrante de cursos e congressos no Brasil e no exterior.

Banho de imersão Imagem superior  ©Buddha Spa unidade Itaim Bibi

Texto editado – de dezembro 2012

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta