O ser integral

O ser integral é o indivíduo que caminha na busca do equilíbrio holístico e integral de todos os campos: corpo, mente e espírito (ou alma).

Nesta matéria falarei sobre a Medicina Integrativa, uma modalidade que complementa a Medicina Tradicional e que também tem uma abordagem mais ampla no que se refere a cura, ela considera o indivíduo como um todo: corpo, mente e espírito.

Os tratamentos combinados dessa medicina têm sido usados em grandes hospitais, centros médicos e universidades importantes, conferindo a eficácia e comprovado cientificamente, como grande aliado aos tratamentos de saúde física e mental.

Atualmente a Medicina Integrativa “Integrative Medicine” está presente em mais de 60 (sessenta) centros universitários acadêmicos americanos como: Harvard, Arizona, Massachusetts, Mayo Clinic, Cleveland Clinic, Califórnia, entre outras.

Os princípios da Medicina integrativa

Segundo Dr. Paulo, de Tarso, Médico Responsável pelo Grupo de Medicina Integrativa do Centro de Oncologia e Hematologia do HIAE e autor do livro: Medicina Integrativa – A cura pelo equilíbrio.

• Parceria entre o paciente e o médico no processo de cura.
• Uso apropriado de métodos e terapias originados da Medicina Convencional e de Sistemas Médicos Tradicionais
para facilitar o processo inato de cura.
• Consideração de todos os fatores que influenciam a manutenção da saúde e o aparecimento
das doenças, incluindo-se o corpo, a mente e o espírito, bem como a comunidade (suporte social).
• Uso de métodos e terapêuticas naturais, efetivas e não invasivas sempre que possível.
• Utilização de conceitos cientificamente atestados na promoção da saúde e na prevenção
e tratamento das doenças.
• O estabelecimento de uma abordagem interdisciplinar e transcultural comprometida com o processo
de autoconhecimento e desenvolvimento.
• Reconhecimento que a boa medicina deve ser baseada em boa ciência, devendo ser investigativa
e aberta a novos paradigmas.

A Cura

Importante falarmos sobre o que é a cura também no sentido integral e amplo. A cura é um estado de completo bem-estar físico, mental e espiritual e não ausência de doença, visão ampliada de saúda definida pela OMS.

Como Terapeuta Integral, utilizo diversos tratamentos que visam esse equilíbrio do ser. É lindo presenciar e participar nesses processos de autoconhecimento que se abre na vida do indivíduo, nas conquistas no tocante a cura. O emocional é recebido e acolhido com a escuta, o físico com o toque e a alma com a troca de energia vital e presente no universo em abundância, nesse lugar podemos dizer que ocorrem grandes transformações, alivio de sintomas e muita, muita paz e equilíbrio.

Em algum momento nos desequilibramos, a busca por essa integralidade há que ser constante, ter momentos para nutrir essa completude do ser, quer através de uma oração, meditação, terapia ou atividade física e de preferência um pouco de todas.

Viver nessa expressão sendo um ser integral (total) é o que podemos chamar de o real sentido da vida. Estar aqui agora, presente e na totalidade do meu ser!

Sou integral!

Mestre em Reiki Tradicional e Tibetano

Advogada, Pós graduada em Marketing e Naturopatia. . .

criancasdasestrelas.blogspot.com.br

Cursos e informações: www.healingcoaching.com.br

Facebook: Adriana Perazelli – naturopatia e numerologia

 

Crédito Imagem: cc Edi Van W.

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta