Alivie as dores lombares na gestação

Na foto tem uma moça grávida fazendo exercício de alongamento no chão. Ela usa uma blusa preta, calça de leggin listada nos tons de vermelho, roxo e amarelo. Mostra que massagem e alongamento para dores lombares na gestação é muito indicado

A dor lombar durante a gravidez é a maior queixa de incômodo e dor que ocorre. Em torno de 50% das gestantes apresentam dor lombar. Sim! A estatística é bem alta!

Será que existe uma forma de prevenir ou amenizar esse incômodo?

Sim! Os exercícios de alongamento e massagem podem não só amenizar esse incômodo uma vez que ele apareceu, mas também pode prevenir se for realizado ao longo da gestação.

Um “programa gestante“, isto é, um programa de exercícios para gestantes, bem elaborado deve contar esses tipos de exercícios.

E porque essa preocupação?

Bom, além da dor ser um fator de impedimento para que a mulher se mantenha ativa pode ser também um impedimento para o seu trabalho diário, isto é, sua vida profissional. A gravidez é um momento muito delicado onde a mulher deve evitar ao máximo o uso de medicamentos. Porém ela precisa trabalhar, precisa manter sua rotina diária. Portanto para a questão da saúde da mamãe e bebê, a ingestão de medicamentos é uma preocupação durante a gravidez.

Portanto esses exercícios bem aplicados e direcionados de forma correta aliviam e previnem a dor lombar estacional e com isso reduzir a possibilidade da gestante fazer uso de medicamentos para dor, os analgésicos.

Alguns estudos mostram que não só há a redução na intensidade da dor, como em muitos casos somem.

Bom, essa resposta eu tenho visto dia a dia na aplicação prática dos meus atendimentos e posso dizer que essa estatística dos estudos é bem real. É muito comum quando inicio o atendimento com um programa de exercícios especiais para as gestantes e mamães no pós-parto, elas terem dor na região lombar ou quadril e em poucos dias vemos que aulas de alongamento e o uso de alguns exercícios de massagem reduzem ou fazem com que ela não tenha mais a queixa.

Mas porque essa queixa é comum na gravidez?

Além das mudanças posturais e hormonais que preparam o corpo em toda a sua estrutura (músculos, ligamentos, articulações) para o parto há a própria sobrecarga de aumento de peso que produz um esforço maior de músculos que não estão acostumados a trabalhar no seu dia a dia. E temos que entender que a gravidez é uma bela sobrecarga para todos esses músculos. Com isso gera-se um aumento da tensão em toda essa região.

Um outro ponto é que poucas pessoas sabem que essa região de lombar e quadril já é, por natureza, muito tensa pelas posturas de trabalho, desvios posturais que a pessoa apresenta, entre outros. A gravidez só vem complicar tudo isso, pois com a mudança postural, projeção e aumento da barriga, a gestante joga naturalmente o seu corpo para trás, exigindo muito mais desses músculos e região.

Portanto, os exercícios de alongamento auxiliam na melhora da postura, aliviando essa sobrecarga e a massagem reduzindo a tensão muscular.

Fica a dica para que as mamães revejam seus programas e adicionem esses exercícios no dia a dia em seu programa de exercícios.

Por: Gizele Monteiro

www.gravidezemforma.com.br

http://gizelemonteiro.com.br/

Instagram: @gizelemonteiro

 

É autora e idealizadora do e-book e programa Gravidez em Forma. Mestrado pela Unifesp com tema de estudo “Exercícios na Gravidez”. . .

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta