Buddha Spa

A dor lombar durante a gravidez é a maior queixa de incômodo e dor que ocorre. Em torno de 50 das gestantes apresentam dor lombar. Sim! A estatística é bem alta!

Será que existe uma forma de prevenir ou amenizar esse incômodo?

Sim! Os exercícios de alongamento e massagem podem não só amenizar esse incômodo uma vez que ele apareceu, mas também pode prevenir se for realizado ao longo da gestação.

Um “programa gestante“, isto é, um programa de exercícios para gestantes, bem elaborado deve contar esses tipos de exercícios.

E porque essa preocupação?

Bom, além da dor ser um fator de impedimento para que a mulher se mantenha ativa pode ser também um impedimento para o seu trabalho diário, isto é, sua vida profissional. A gravidez é um momento muito delicado onde a mulher deve evitar ao máximo o uso de medicamentos. Porém ela precisa trabalhar, precisa manter sua rotina diária. Portanto para a questão da saúde da mamãe e bebê, a ingestão de medicamentos é uma preocupação durante a gravidez.

Portanto esses exercícios bem aplicados e direcionados de forma correta aliviam e previnem a dor lombar estacional e com isso reduzir a possibilidade da gestante fazer uso de medicamentos para dor, os analgésicos.

Alguns estudos mostram que não só há a redução na intensidade da dor, como em muitos casos somem.

Bom, essa resposta eu tenho visto dia a dia na aplicação prática dos meus atendimentos e posso dizer que essa estatística dos estudos é bem real. É muito comum quando inicio o atendimento com um programa de exercícios especiais para as gestantes e mamães no pós-parto, elas terem dor na região lombar ou quadril e em poucos dias vemos que aulas de alongamento e o uso de alguns exercícios de massagem reduzem ou fazem com que ela não tenha mais a queixa.

Mas porque essa queixa é comum na gravidez?

Além das mudanças posturais e hormonais que preparam o corpo em toda a sua estrutura (músculos, ligamentos, articulações) para o parto há a própria sobrecarga de aumento de peso que produz um esforço maior de músculos que não estão acostumados a trabalhar no seu dia a dia. E temos que entender que a gravidez é uma bela sobrecarga para todos esses músculos. Com isso gera-se um aumento da tensão em toda essa região.

Um outro ponto é que poucas pessoas sabem que essa região de lombar e quadril já é, por natureza, muito tensa pelas posturas de trabalho, desvios posturais que a pessoa apresenta, entre outros. A gravidez só vem complicar tudo isso, pois com a mudança postural, projeção e aumento da barriga, a gestante joga naturalmente o seu corpo para trás, exigindo muito mais desses músculos e região.

Portanto, os exercícios de alongamento auxiliam na melhora da postura, aliviando essa sobrecarga e a massagem reduzindo a tensão muscular.

Fica a dica para que as mamães revejam seus programas e adicionem esses exercícios no dia a dia em seu programa de exercícios.

 

Por: Gizele Monteiro

www.gravidezemforma.com.br

http://gizelemonteiro.com.br/

Instagram: @gizelemonteiro


É autora e idealizadora do e-book e programa Gravidez em Forma. Mestrado pela Unifesp com tema de estudo “Exercícios na Gravidez”. . .

 

Envie seus      comentários

      
            
            
 
 
                  
                
                                             
        
        

        
      
            

r e c o m e n d a m o s     p r a    você

  • n o s s o   Arquivo

    2017
    2016
    2015
    2014
    2013
    2012
    2011
    Abril
    1
    Fevereiro
    2
    Janeiro
    2
    Dezembro
    2
    Novembro
    2
    Setembro
    1
    Agosto
    1
    Julho
    1
    Junho
    2
    Maio
    9
    Abril
    9
    Março
    10
    Fevereiro
    14
    Janeiro
    11
    Dezembro
    12
    Novembro
    7
    Outubro
    12
    Setembro
    10
    Agosto
    9
    Julho
    9
    Junho
    8
    Maio
    8
    Abril
    10
    Março
    10
    Fevereiro
    9
    Janeiro
    7
    Dezembro
    8
    Novembro
    9
    Outubro
    11
    Setembro
    8
    Agosto
    7
    Julho
    7
    Junho
    8
    Maio
    8
    Abril
    11
    Março
    10
    Fevereiro
    10
    Janeiro
    9
    Dezembro
    8
    Novembro
    8
    Outubro
    10
    Setembro
    8
    Agosto
    11
    Julho
    10
    Junho
    7
    Maio
    11
    Abril
    7
    Março
    10
    Fevereiro
    7
    Janeiro
    9
    Dezembro
    5
    Novembro
    6
    Outubro
    8
    Setembro
    8
    Agosto
    9
    Julho
    7
    Junho
    6
    Maio
    9
    Abril
    6
    Fevereiro
    7
    Janeiro
    8
    Dezembro
    7
    Novembro
    6
    Outubro
    6
    Setembro
    7
    Agosto
    7
    Julho
    9
    Junho
    12
    Maio
    8
    Abril
    9
    Março
    9
    Fevereiro
    7

    a s s i n a r   newsletter

    Nome
    E-mail
    Quero receber informações do Buddha Spa e seus parceiros em meu e-mail - saiba mais
    Assinar

    r e c e b a n o s s o s

    Informativos

    Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
    Nome:
    Email:
    ENVIAR