Aromaterapia e óleos essências

Bem-estar em gotas

A arte do “aroma”‘ e “terapia” para cuidar de todos os sentidos!

Assim como o enólogo que estuda os vinhos e identifica sua qualidade através dos sabores e aromas, a Aromaterapia é um o conhecimento que vale a pena entender. O óleo essencial é o material básico para sua prática e, acredite, muitos aromas são tão preciosos quanto um bom vinho ou uma joia preciosa!

O princípio básico da aromaterapia é a utilização dos óleos essenciais provenientes das plantas. Você sabia que o uso dos óleos essenciais remonta mais de 6000 anos? Os povos antigos usavam óleos essenciais para rituais de curas ou nas oferendas.  Conclui-se que da queima de madeiras odoríferas surgiu o incenso e a palavra “perfumum” do latim, o perfume. Os egípcios usavam óleos essenciais para embalsamar os faraós e preservá-los na história. Hipócrates, o “pai da medicina” disse que, para desfrutar de uma vida longa e saudável deve-se usufruir dos benéficos de uma massagem diária com óleos perfumados.

Mas o que é óleo essencial?

O óleo essencial é a parte volátil dos compostos químicos que estão contidos na totalidade ou parte de uma planta. São extraídos de diferentes partes de plantas como flores, ervas, sementes, cascas de frutos, caules, resinas e raízes. Na maioria das vezes os métodos de extração são por destilação a vapor, mas no caso de cascas de frutos cítricos são por “expressão a frio” e “eufleurage” é utilizado nas pétalas de flores variadas.

Como ele é produzido?

Os óleos essenciais possuem inúmeros princípios ativos e são excelentes preventivos da saúde e do bem estar físico e emocional. Imagine que para extrair um quilo de óleo essencial é necessário aproximadamente 1 tonelada da planta em questão. No caso do óleo de rosa são necessárias 4 toneladas para extrair 1 quilo! Portanto é fácil entender como os óleos essenciais de qualidade são altamente concentrados. Durante a extração do óleo carrega-se também a parte tóxica naturalmente contida nas plantas. Por isso, o fundamental na prática da aromaterapia, é respeitar as indicações sugeridas e ampliar o conhecimento através de boa literatura e cursos na área.

E atenção: não aplique os óleos essenciais diretamente sobre a pele. No banho ou na massagem, o ideal é que os óleos essenciais sejam diluídos em óleo carreador (óleo vegetal), leite ou álcool de cereais.

www.consultoriadobanho.com.br

Consultora SPA especialista no desenvolvimento. . .

Imagem: audreyjm529 Flickr

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta