Felicidade e Contentamento já!

pessoal meditando em frente ao sol

Contentamento  é indicado  para que o praticante consiga manter um estado centrado, diante das crises e também das grandes alegrias. E dessa forma, poder praticar  yoga no dia a dia, além das posturas que são mais conhecidas pelo público no geral.

Significa entre outras coisas, estar  em equilíbrio,  diante das portas fechadas ou abertas, nas perdas ou nos ganhos. Fácil? Não! Mas é possível. Tudo é uma questão de como enxergamos as coisas. É possível se você estiver  aberto e permitir-se momentos de relaxamento para curar antigas crenças e trocar pensamentos negativos por positivos. E claro,  a sagrada meditação regular, é uma das nossas maiores aliadas. Pois além do corpo equilibrar-se, permite uma mente mais clara e aberta. Tudo é treino e boa intenção!

Posso falar sobre um ?treino? que estou fazendo. Esse mês de Junho começou bem diferente. Dia 29 de maio, torci meu  pé, pois não enxerguei um degrau no escuro. Tomei o maior tombo,  e precisarei usar muletas por ao menos mais duas semanas. Assim, estou sem poder dirigir, pegar ônibus, dar aulas de yoga….

Ouvi de uma amiga: ?você torceu o pé para ir mais devagarzinho? e outro amigo: ?faltou  atenção plena?… Ou seja, cada um interpreta de uma forma. Mas cuidado, contentamento NÃO significa acomodação.

Um dos grandes ensinamentos que sinto  é como   lidar bem com a situação. E aceitar o momento presente como ele se apresenta, pois o divino sabe o que é melhor pra mim, sempre.

Estou quase sem poder andar, mas posso fazer outras mil coisas, como: minha pratica yogue ?menos  física?,  escrever ou simplesmente não fazer absolutamente nada, apenas receber e aceitar  o deleite. E a pratica de Yoga ?menos física?? Bom, como aprendi, vivo e sempre digo: Yoga é para todos e para TODOS os momentos. A prática pode ser adequada para qualquer pessoa ou para qualquer momento ou obstáculo.

Minha prática está com menos ásanas (posturas) e mais relaxamento. E mais importante que isso (para o meu processo), praticando mais  ?atenção plena? , meditação no silêncio e  atuando no cuidado amoroso com outras pessoas, de diversas formas. E quanto contentamento isso tem me trazido!!! Fácil, não! Difícil. Mas perfeitamente possível. Basta estar aberto para receber as bênçãos do caminho.

Por Silvia Lucarini

Imagem : duchesssa’s/stock.xchng

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta