Incenso, um momento para você!
Muitas pessoas chegam e me dizem que não conseguem se ?desconectar?. Conseguem até parar o corpo mas a mente vai, segue ininterrupta. Resultando em cansaço, uma fadiga constante. Essa trilogia ? não desconectar- hiper estimulação- constante fadiga? aumenta os sintomas do estresse e enfraquece nosso sistema imunológico. Para amenizar, indico o uso do incenso como uma prática diária para criar o tempo do espírito, um momento de profundo repouso. Incenso é um presente da nossa evolução como civilização.
O incenso tradicional é formado por raízes, sementes, folhas, resinas naturais etc. transformado em uma pasta com adição de água, óleos e outros elementos e antigamente era ?enterrado? para ?curar? e render toda sua qualidade. As fórmulas de incenso eram consideradas herança familiar no Extremo Oriente.
Inúmeras civilizações utilizaram o incenso ao longo dos séculos. A conexão formada entre natureza, incenso e humanidade é expressa na utilização do incenso como imagem poética, perfume, oferendas a divindades etc.
No Extremo Oriente, China, Coréia e Japão o incenso teve duas finalidades bem interessantes para os tempos modernos.
A outra finalidade é ligada a prática budista, Sonae-Ko em japonês significa incenso budista onde há uma ligação entre o tipo de incenso com a filosofia budista. É dito que onde existe budismo, existe incenso. Tradicionalmente, incenso de resina da aloe (aloewood) é ligado com a busca da iluminação, sândalo com o desapego e cravo com a sabedoria. Misturando os três se tem um incenso bem ?poderoso? e por assim dizer multi uso.
Combinando essas duas finalidades podemos aplicar a nossa vida contemporânea. E usufruir desse verdadeiro tempo perfumado de serenidade.
Sugiro a utilização de um incenso pequeno há vários feitos no Brasil e fáceis de se encontrar, evite os incensos muito fortes com essências sintéticas, o importante é que tenha perfume discreto e que seja natural. A vareta de incenso, queima inteira em períodos de 30 a 60 minutos dependendo do comprimento e da solidez de seus ingredientes, faça um teste de tempo com o incenso escolhido e depois crie um incenso com tempo pessoal. Como? Você pode quebrar a vareta de incenso, os naturais são prensados bem fáceis de partir. Um incenso de ?tempo pessoal? feito por você é só para você., quebrar o incenso para o tempo que você quer, 1, 2, 5, 10 minutos… 10, 15 respirações…
Escolher o tipo de incenso, aloe, sândalo, cravo ou a mistura dos três. Observe que você pode fazer isso em qualquer lugar, nada de especial é necessário, um vaso comum pode ser um porta incenso, basta você ficar com a coluna bem ereta (cadeira, chão ou mesmo deitado) acender o incenso e mergulhar no tempo atemporal da fumaça delicada, um descanso profundo espírito e corpo, perfumado de serenidade.
Gassho!
Imagem: Photol/Studio Cl Art
-
Aceitando a imperfeição – Terapia Floral
Às vezes as expectativas em relação às coisas são irreais, e nos frustramos. […]
-
Exercícios e massagens faciais
Dedicando alguns minutinhos do seu dia para estes exercícios, o resultado será […]
-
SwáSthya Yôga no Buddha Spa
Como é o SwáSthya Yôga? O Swásthya Yôga possui uma variedade de técnicas […]