Dicas para uma gravidez sadia
Lembre-se que o mais importante é procurar um acompanhamento médico desde o início e manter em todo o período para receber todas as informações necessárias que vão garantir maior segurança. Se for a sua primeira vez, anote todas as questões e dúvidas para perguntar durante a consulta.
Relacionamos algumas dicas que vão ajudar.
1- Faça mais refeições, comendo quantidades menores de cada vez.
2- Para evitar o enjoo matinal dos primeiros meses, mastigue um pedaço de pão integral seco ou coma um pedaço de maçã pela manhã ao levantar.
3- Coma devagar, mastigando lentamente. Nunca se alimente às pressas e muito menos em excesso.
4- O aumento de peso da gestante deve ser controlado. Faça um esforço e leve a sério esta questão, vale a pena! Muitos quilos a mais representam maior dificuldade para voltar ao peso normal após o parto. Você pode ficar cheia de estrias e pele flácida. Além disso, pode gerar problemas de saúde para você e seu bebê. Diminua os carboidratos e as gorduras, coma menos doce.
5- Evite laxantes. Se a dieta de cereais integrais, frutas e verduras não for suficiente para estimular o intestino, experimente uma destas alternativas: no café da manhã, tome uma colher (sopa) de farelo de trigo diluída em leite ou suco de frutas; deixe de molho, de um dia para o outro, uma colher (sopa) de sementes de linhaça e coma de manhã misturadas com uma colher (sopa) de mel ou de manhã, coma um pedaço de mamão ou algumas ameixas secas deixadas de molho durante a noite.
6- Após o quarto mês, não se esqueça de tomar cálcio. Peça orientação do seu médico.
7- Para evitar anemia, comum nos últimos meses de gravidez, tome sucos verdes (misturas de agrião, espinafre, salsa, escarola, couve, mastruz) cujo gosto pode ser atenuado com pepino, cenoura, erva doce e beterraba.
8- Em caso de edemas (inchaços) é necessário diminuir o sal e comer hortaliças diuréticas, como salsão, chuchu e erva doce ou fazer uma dieta de arroz cozido sem sal, várias vezes ao dia. Essa dieta também é ótima quando há aumento de pressão arterial ou ameaça de eclâmpsia. Alguns chás também podem ajudar: equisetum (cavalinha) cidreira, cabelo de anjo. E cuidado, consulte seu médico pois alguns chás como carqueja e abacate são abortivos.
10- Está provado cientificamente que mães fumantes dão a luz a crianças de baixo peso além de outros problemas. Portanto, faça todo o esforço para aproveitar e abandonar de vez o vício. O mesmo vale para a ingestão de álcool, que também pode provocar mal formações no feto.
11- Não se esqueça de hidratar muito bem a pele da sua barriga. Ela vai precisar de muita elasticidade.
Durante estes nove meses, curta muito sua gravidez. Tente manter o seu bem estar, cuide-se em dobro. E não se acomode! Pratique alguma atividade física, como caminhar, mas sempre com a supervisão do seu médico. Quando o seu anjinho nascer, você vai precisar de muita energia e muita saúde para amamentar e cuidar dele! Afinal, este pequeno ser vai requisitar muitas das suas madrugadas e você precisa estar preparada para isso! Felicidades!
Fonte dicas: Medicina Natural- Gravidez e Parto/Dr Márcio Bontempo
Imagens: Photl.com
-
Massagem com Conchas – drenagem localizada
Proporciona uma sensação de relaxamento e é muito gostosa em seu toque. Tem […]
-
Chá Verde Refrescante
Esta receita além de ser funcional e refrescante, vai acelerar seu metabolismo, favorecendo […]
-
Pilates – um aliado de outras atividades físicas
O Pilates é uma técnica criada pelo alemão Joseph Pilates que promove o […]