Animal de estimação – o amigo que faz muito bem!

Dia 4 de outubro é comemorado o dia de São Francisco de Assis, protetor dos animais e, em função disso, comemora-se também o Dia Mundial dos Animais. Dizem que ter um nimal de estimação faz bem para a saúde. O que você acha? Vamos comprovar, através de alguns estudos, os efeitos de ter um animal de estimação?

A evidência mais antiga desta relação especial foi descoberta, em Israel: um esqueleto humano de 12 mil anos de idade enterrado com sua mão descansando sobre o esqueleto de uma lobo filhote. “A ligação entre animais e humanos é parte da nossa evolução e é muito poderosa”, diz a Dra. Ann Berger, médica e pesquisadora da Clínica Centro NIH, em Bethesda, Maryland. “A crença geral é de que possuir animais de estimação gera benefícios para a saúde, tanto em termos de crescimento psicológico e desenvolvimento, bem como os benefícios para a saúde física,” diz o Dr. James Griffin, cientista do Eunice Kennedy Shriver NIH – Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano.

Alguns dos maiores estudos neste campo sugerem que amigos de quatro patas podem ajudar a melhorar a nossa saúde cardiovascular. Um deles analisou 240 casais. Aqueles que possuíam animais de companhia apresentaram taxas cardíacas e pressão arterial mais baixas, seja em repouso ou quando submetidos a testes de estresse, em relação aos que não tinham.

Os donos de animais também pareciam ter uma recuperação mais rápida do estresse quando estavam com seus animais de estimação, do que quando estavam com um cônjuge ou amigo.

Outro estudo apoiado pelo NIH acompanhou durante três anos mais de 2.500 adultos, com idades entre 71-82. Aqueles que regularmente passeavam com seus cães andavam mais rápido e por longos períodos de tempo cada semana em comparação as outros que não andavam regularmente.  Eles também demonstravam ter uma maior mobilidade dentro de suas casas do que outros.

Outra pesquisa sugere que ter um animal de estimação pode gerar benefícios especiais durante a infância. “Quando as crianças são questionadas sobre com quem falam, quando estão aborrecidas, muitas vezes a sua primeira resposta é o seu animal de estimação“, diz Griffin, especialista em desenvolvimento e comportamento infantil. “Isso aponta para a importância dos animais de estimação como uma fonte de conforto e desenvolvimento de empatia.

Na verdade, terapeutas e pesquisadores relataram que as crianças com autismo são, por vezes, mais capazes de interagir com animais de estimação, e isso pode ajudar em suas interações com as pessoas.”

Várias equipes de investigação estão examinando os benefícios de ter animais especialmente treinados em ambientes clínicos. Estas terapias assistida por animais são cada vez mais oferecidas em hospitais e lares de idosos. Embora haja pouca evidência científica que confirme o valor deste tipo de terapia, os médicos que acompanham os pacientes interagindo com animais dizem

Seja buscando benefícios ou apenas companhia, quem opta em ter um animal de estimação deve entender que é necessário, acima de tudo, assumir a responsabilidade de tomar todos os cuidados que ele merece e precisa: vacinas, alimentação adequada, espaço, brincadeiras e é claro, amor e carinho.

De resto, este amor tão intenso, somente quem tem um animal de estimação consegue entender!

Nossa homenagem para estes seres de muita luz, especiais e que enriquecem as nossas vidas, nossos parceiros na missão de gerar mais bem-estar e felicidade a todos.

Editado out/2012

Por BCires

Fonte de pesquisa: NHI

Imagens: Photl.com / stock/Bethan Hazell

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta