Conheça Barra do Piraí ? Rio de Janeiro

imagem de uma mulher no pier de barra do piraí

Em duas rodas no Ciclo do Café

 

Várias fazendas do Estado do Rio de Janeiro estão sendo restauradas e transformadas em atrações turísticas, pousadas e hotéis. A visita a essas fazendas esta sendo considerada pelos profissionais de turismo como o “Vale do Loire Brasileiro”. O vale do rio Loire, situado na França é conhecido por seus belos castelos, muitos dos quais ficam em pequenas e charmosas cidades.

Cidade famosa pelas fazendas de café

Desta vez rodei alguns quilômetros a mais que o habitual. Partindo da Capital de São Paulo ao Rio de Janeiro. Posso adiantar que essa viagem valeu muito à pena. Vou provar aqui, contando sobre mais um roteiro inesquecível.

Dutra, uma reta só até Piraí. Não é a estrada mais bonita de se ver, mas não podemos deixar de reparar na perfeição da estrada: asfalto liso garantindo conforto e tranquilidade a viagem toda.

No caminho, a paradinha em Nossa Senhora da Aparecida não poderia ser deixada para trás. A igreja de longe é um ?cenário? maravilhoso, iluminado e muito convidativo até mesmo para os não religiosos. Também vale dar um ?stop? em qualquer posto de conveniência por ali e comprar imagens da Nossa Senhora para presentear a sogra, mãe, avó, vizinha. Tenha certeza irão adorar a lembrança.

Piraí? Onde fica?

Muita gente conhece Barra do Piraí, e Piraí conhecem?
Pouco falado, Pirai, município do Rio de Janeiro localizado no Vale do Paraíba Fluminense. E um lugar calmo e de belas paisagens, mas não só isso. A cidade é famosa pelas fazendas de café que podem ser visitadas oferecendo um maravilhoso passeio.

Chegando à Reserva Aroeira

Reserva Aroeira, lugar que escolhi a dedo para minha hospedagem. Charmoso e romântico. Mistura do rústico com o luxo, chalés pitorescos com lareira, hidromassagem e vista para montanha, piscina e sauna natural. Fiquei encantada com o visual da pousada Reserva Aroeira e cheia de energia e entusiasmo, preparei-me para conhecer as fazendas da redondeza.

Como é bom o cheiro do café

De Pirai, segui por 26 km com a motocicleta Falcon 400 até Barra do Pirai. As estradinhas de terra por ali são bem exploradas por motociclistas e trilheiros que passavam por mim a todo instante.

Barra do Pirai é uma grande referência para quem deseja conhecer a história do ciclo do café. Aproximadamente 13 trilhas com cachoeiras, plantas selvagens e natureza exuberante que pode ser explorada de moto, com paradas pra praticar rapel, trekking e tirolesa. Pude juntar a cultura dos casarões e fazendas com muita aventura ecológica.

Roteiro de Fazendas

Muitas fazendas do século XIX estão abertas à visitação, guardam mobiliário totalmente original e oferecem chás nas tardes de sábado que remetem à época dos barões. É o caso das históricas: Fazenda Ponte Alta (1830) e Fazenda Arvoredo (1854), que também recebem hóspedes.

Na Fazenda Ponte Alta, pode-se passear pela propriedade que ainda mantém a senzala e as rodas d’água e assistir a um espetáculo com atores vestidos de barão e baronesa que apresentam danças do tempo do Império como polca, minueto e valsa. A festa termina com um farto jantar e muitos casais bailando. É contagiante!
Já a Fazenda Arvoredo tem como atração o café colonial repleto de guloseimas. Também merecem uma visita as fazendas São João da Prosperidade (1830) e a Taquara, do início do século XIX e que ainda continua produzindo o apreciado café.

A Fazenda da Piúna é boa opção de visita no caminho de volta da Barra do Pirai ao hotel Reserva Aroeira.

Fazenda produtiva que ocupa 276 hectares, sendo metade da área constituída de florestas de Mata Atlântica.

Mais pontos turísticos:

Não deixe de visitar:

? Cachoeira dos Três Saltos

Próxima à sede da Fazenda dos Três Saltos, com 10m de altura, suas águas são transparentes e de temperatura fria. Sua paisagem é formada por bananeiras, bambuzais, canelas e eucaliptos.

? Igreja de Santana

Capela de madeira construída por volta do ano de 1772.

Onde ficar

Reserva Aroeira – Em meio a um cenário deslumbrante, a pousada alia aventura com tranquilidade em ambiente rústico. É uma das mais sofisticadas do interior da cidade do Rio de Janeiro. Quase todos os objetos decorativos da pousada foram adquiridos nas cidades ao redor de Tiradentes – Minas Gerais, o que transmite ao hóspede um clima brasileiro e de respeito à cultura nacional. Na área de lazer há uma Dvdteca, Wi-Fi, piscina térmica, quadra de vôlei de areia, lago com um deck e rede, salão de jogos, além de uma sauna envidraçada feita com madeira, ao estilo quiosque, dentro do lago. Espetacular! Passei momentos inesquecíveis na Reserva Aroeira. Saí de lá renovada.

Onde comer

Quase todas as fazendas servem almoço, janta e petiscos. Mas se quiser degustar uma gastronomia mais elaborada, vá ao restaurante da Reserva Aroeira que é comandado pela sócia Ana Catharina Marques Lisboa.

Priorizam ingredientes locais como a macadâmia e o peixe Tilápia. (Quase todas as ervas e hortaliças utilizadas no preparo dos pratos são da horta local. O pato, o queijo e o leite do restaurante são também da própria pousada).

Estrada Fazenda Aroeira, 757 – Piraí ? Rio de Janeiro

(21) 2487 4011 ou (24) 2465 0629

www.reservaaroeira.com.br

Minhas Dicas– Praticar MotoCross com os amigos.

– Fazer o roteiro do Vale do Café e conhecer suas histórias.

Programe-se e boa viagem, galera!

Como chegar

Rio de Janeiro/Barra do Piraí:

Segue pela Rodovia Presidente Dutra BR-116, vira a direita na altura do Km 236, (entrada da cidade de Piraí) e prossegue pela RJ-145 (Rio das Flores) por 27 quilômetros aproximadamente até o centro de Barra do Piraí.

Minas Gerais/Barra do Piraí:

Segue pela BR-393 até a entrada de Barra do Piraí na altura do Km 255.

São Paulo/Barra do Piraí:

Segue pela Rodovia Presidente Dutra, sentido Volta Redonda pela BR-393 por aproximadamente 35 quilômetros dobrando a direta no Belvedere, seguindo até o centro de Barra do Piraí.

Fonte: Coluna Rota do Charme ? Revista Moto Adventure

Por: Eliana Malizia

Crédito Fotos:  ©Eliana Malízia

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta