Vitaminas para uma pele saudável

As vitaminas são compostos orgânicos presentes nos alimentos, essenciais para o crescimento e também para preservar a saúde da pele e do corpo. Elas podem ser classificadas em 2 grupos:

– As que são acumuladas no organismo, podendo alcançar níveis tóxicos. São as vitaminas A, D, E e K. – As que não são acumuladas em altas doses no organismo, sendo eliminadas pela urina: vitaminas presentes no complexo B e a vitamina C. Por isso é preciso uma ingestão quase diária para a reposição das mesmas.

A vitamina C tem função essencial na pele, pois participa na síntese de colágeno, atuando contra o envelhecimento precoce da pele, no seu funcionamento, na sua reparação e na sua proteção. O colágeno, por sua vez, é o ingrediente responsável pela capacidade elástica e resistência da pele. Ou seja, sem ele a sua pele fica mais flácida e frágil.

Dica: Inclua nas suas refeições: laranja, limão, maracujá, melancia, morango, tomate, uva, abacaxi, acerola, caju, cenoura, couve-de-bruxelas, couve-flor, couve-manteiga, kiwi. Esses alimentos combatem os radicais livres, evitando a oxidação que causa o envelhecimento, e podem inclusive, destruir os radicais livres, ajudando a sua pele a ficar reestruturada e com aspecto mais jovem.

Nutrientes antioxidantes como a Vitamina C oferecem aos radicais livre seus próprios elétrons, salvando assim, nossas células de sofrerem danos. Mas o que são antioxidantes? Um nutriente tem propriedades antioxidantes quando é capaz de neutralizar a ação oxidante de uma molécula instável, como um radical livre, sem perder sua própria estabilidade. Os nutrientes oxidantes são: Beta Caroteno, Selênio, Vitamina E e Vitamina C.

Para cuidar da saúde da sua pele, você deve protegê-la de agressões externas como a radiação solar, ter uma alimentação equilibrada e adotar alguns hábitos saudáveis. Muito mais que uma pele saudável, você vai conquistar uma pele sedosa, luminosa, livre de manchas e rugas. Uma alimentação balanceada é fundamental para o bem-estar de todo o corpo, fornecendo nutrientes essenciais para o brilho e a vitalidade da pele. Evite dietas muito calóricas que aumentam a produção de radicais livres, danificam e oxidam as células, acelerando o envelhecimento. Durma o suficiente, beba muita água e diminua o estresse. Lembre-se: toda beleza começa de dentro para fora!

Por: Leila Sabará Moraes Campos

Graduada em Enfermagem, Estética e Cosmética, Pós graduada em Cosmética com Especialização em Barcelona e Gestão em Lisboa. Autora dos livros Beleza Total I e II. Assunto premiado do Livro Beleza Total II: Nutrição e Estética.

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta