Peles Secas – maior tendência ao envelhecimento precoce

Hoje vamos falar um pouquinho sobre a pele seca? Você sabia que a pele seca tem uma maior tendência para o surgimento de rugas e linhas de expressão por não produzir a oleosidade natural necessária para equilibrar o manto ácido e que ela também perde água com mais facilidade? É verdade. 

Se você tem este tipo de pele precisa tomar cuidado redobrado para evitar o envelhecimento precoce. Além disso, as pessoas que trabalham em locais onde há ar refrigerado ou em locais expostos ao sol e ao vento, têm maior tendência ao ressecamento da pele. Os cuidados devem ser diários para evitar rugas e marcas que deixam linhas profundas e difíceis de suavizar. Escolha sempre um bom hidratante que precisa ser aplicado de duas a três vezes ao dia e, se quiser, um nutritivo à noite, pois são produtos indispensáveis para manter este tipo de pele saudável e livre de problemas.

Busque tratamento e orientação de uma profissional para repor a hidratação em tratamentos de beleza e também para adquirir cosméticos adequados que contenham princípios ativos indicados, como os derivados de lanolina, o óleo de silicone, o ácido hialurônico e o hidroviton que formam uma barreira na pele, impedindo a saída da água, mantendo a pele hidratada por mais tempo e assegurando sua permeabilidade.

Com um pouco de dedicação é possível obter excelentes resultados. Mas o grande segredo para manter a cútis macia, sedosa e livre do ressecamento é a persistência na utilização de produtos que reponham a oleosidade e a água necessárias para a pele permanecer sempre saudável e bonita, além de evitar a exposição ao sol sem os devidos cuidados.

Anote minhas receitas para hoje.

Hidratante de Calêndula

Para peles secas e normais

Ingredientes:

– 1 colher (de sopa) de manteiga de cacau

– 1 colher (de sopa) de lanolina

– 4 colheres (de sopa) de óleo de oliva ou óleo de gergelim

– 1/3 de xícara (chá) de água de rosas

– 2 colheres (sopa) de hamamélis

Modo de Fazer

Coloque a manteiga de cacau, a lanolina e o óleo no fogo dentro de uma panela em banho maria e misture. Acrescente lentamente a água de rosas. Remova do fogo e bata bem, juntando a hamamélis. Deixe esfriar. Misture bem e guarde em um pote esterilizado e com tampa. Esta receita dura seis semanas. Misture bem antes de aplicar no rosto, massageie na pele até total absorção.

Máscara Refrescante Tensora

Esta máscara deixa o rosto com uma sensação refrescante. Ela suaviza as marcas de expressão e faz uma leve esfoliação para retirar as células mortas.

Ingredientes:

– 1 colher (de sopa) de gelatina em pó sem sabor

– ½ copo de suco de frutas (conforme o tipo de pele)

para pele seca: suco de maçã, pêra ou pêssego

para pele oleosa: suco de tomate ou limão

Junte a gelatina no suco de fruta e leve ao fogo baixo em banho maria até derreter. (Não deixe ferver). Leve o refrigerador até esfriar. Aplique no rosto uma camada bem fina e deixe até endurecer. Retire a gelatina e lave com água gelada, fazendo uma massagem em movimentos rotativos. Seque e hidrate.

Até a próxima!

Por: Ala Szerman

Pioneira na implantação da ginástica aeróbica no Brasil . . .

Imagem: Photl.com

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta