O que é Shiatsuterapia?

O que é Shiatsu?

É uma técnica de massagem da medicina tradicional chinesa, mais tarde adotada pelo Japão, e das mais solicitadas em SPAs. O Shiatsu (shi significa dedo e atsu significa pressão) é uma massagem oriental que consiste na pressão e manipulação de pontos e segmento de meridianos (canais de energia), principalmente com os polegares do terapeuta. O potencial terapêutico do Shiatsu foi redescoberto no Japão, no princípio do século XIX, e foi o japonês Tamai Tempaku que elaborou a técnica atual de Shiatsu, a mais adotada em todo o mundo, ao combinar as técnicas tradicionais chinesas com os conhecimentos fisiológicos e anatômicos da medicina oriental.

É uma terapia que se utiliza de técnicas de pressão, percussão, fricção, rotação e alongamentos. Sua aplicação é firme e com intensidade graduada ao longo dos meridianos. Seu princípio tem como base a noção da energia vital qui (em chinês) e ki (em japonês), que é uma energia que circula em todo o corpo, por meio dos meridianos ou canais de energia através dos quais se pode atuar sobre os pontos precisos da acupuntura nos tsubos. Esta técnica com digitopressões foi elaborada com o objetivo de melhorar e desbloquear fluxo de energia vital estagnado no corpo, e assim, reduzindo muito dores e padecimentos. É uma massagem indicada para prevenção e tratamento de vários sintomas, tais como dores na coluna vertebral e articulações, insônia, cólicas,estresse, ansiedade, dores de cabeça,sinusite, TPM,depressão, melhorando a circulação sanguínea e equilibrando o sistema nervoso entre outros.

Aplicação somente por um terapeuta profissional

Sempre preconizo o estudo, experiências e mais estudo, pois mesmo nesta técnica de Shiatsu existem pontos em que se deve ter cuidados ao adotar, principalmente em mulheres grávidas, onde o Shiatsu, quando bem aplicado por um profissional competente, gera alívio imediato de dores e contraturas posturais, mas existem outros pontos que podem provocar aborto ou antecipação de parto. Também para pessoas com Aids, câncer, epilepsia, varizes, osteoporose, entre outras, tem-se que utilizar Shiatsuterpia com cuidado e muito conhecimento.

O que mais nos encanta no Shiatsu é o fato dela ser uma das técnicas da medicina oriental que tem milhares de anos, em que são utilizadas acupressões para trazer tranquilidade (equilíbrio), além de ser usado no tratamento de diversas patologias. Mas também é uma técnica conhecida como massagem dos órgãos, que é a massagem mais profunda que existe, pois, além de atuar na musculatura reduzindo ou eliminando as tensões que existem, age também sobre os órgãos, sendo que cada órgão corresponde a uma função física e a uma função emocional/energética, ou seja, uma emoção específica está ligada a cada órgão. Logo, se estamos com problemas em um órgão, também estamos com desiquilíbrio na emoção deste órgão. O contrário também pode acontecer, pois se estamos com problemas emocionais, podemos afetar um parte de nossos corpo.

Os benefícios do Shiatsu são inúmeros. Hoje é adotado e traz grande auxílio à medicina ocidental na melhora dos efeitos colaterais de alguns tratamentos, bem como é o próprio tratamento de algumas patologias.

Crédito imagem2: cc Flickr – Katrin Werner –

Veja: Shiatsu nas unidades Buddha Spa     Shiatsu – qualidade na vida moderna

Artigo ditado – © originalmente publicado em 29/01/2014

Ligia da Luz Posser – Editora Besouro Box

www.spasterapialquimia.com.br

Gerontóloga, Psicoterapêuta, Escritora . . .

2 Comentários
Solange Alcântara de Araújo

Tenho interesse no shiatsu. Desejo saber de uma clínica aqui no bairro Grajau - BH.

Rozines da Silva Ribeiro

Gostaria de saber como faço pra fazer uma sessão com vocês

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta