Afinal, o que é essa Dieta Dukan?

Todo cuidado antes de fazer uma dieta da moda sem orientação especializada!

dieta Dukan por dra Carolina Baccei

Mais uma dieta da moda surge e os pacientes chegam no consultório cheios de curiosidade para saber se realmente esta dietas funcionam. Como milagre na nutrição não existe, vamos conhecer melhor no que consiste a famosa dieta dukan e se há alguma vantagem neste tipo de dieta.

A dieta Dukan ou também chamada dieta francesa, foi criada pelo nutricionista francês Pierre Dukan e segue a mesma linha da dieta Atkins em que há uma drástica redução de carboidratos e a priorização do consumo de proteinas e gordura. A dieta Dukan é dividida em 4 fases:

Fase 1 (Ataque ): Fase mais radical em que o alimentação consiste só no consumo de alimentos protéicos como carnes magras, queijos, iogurte, leite desnatado, ovos.

Fase 2 (Cruzeiro): Alguns legumes e verduras são gradualmente adicionados, possibilitando alternar os dias de consumo de proteínas com o consumo de proteína junto aos vegetais permitidos.

carne ovos

Fase 3 (Consolidação): Seria a fase para a manutenção de peso conquistado, onde há a liberação de frutas e porções moderadas de pães, arroz, massas integrais.

Fase 4 (Estabilização): Recomenda-se ser seguida durante toda a vida, como forma de manter o peso conquistado. Essa fase é baseada em repetir a fase de ataque uma vez por semana.

Vantagens:

- Menos agressiva se comparada com outras dietas como do Dr.Atkins

Desvantagens:

- Grande chance de trazer deficiências nutricionais por incluir pouca fonte de vitaminas e minerais;

- Pode causar sintomas de mau-humor, cansaço, fadiga e falta de energia

- Unhas, pele e cabelo podem ficar mais enfraquecidos pela falta de micronutrientes;

- Desconfortos gástricos pelo consumo excessivo de alimentos que demoram a ser digeridos, como por exemplo, a carne vermelha;

- Não propõe uma reeducação alimentar;

- A exclusão total de carboidrato, como sugere a dieta, pode causar sintomas como tontura, fraqueza e desmaios;

- Devido ao alto consumo de alimentos de origem animal como carnes e produtos lácteos, a quantidade de gordura saturada consumida é elevada, o que contribui para o aumento dos níveis de colesterol ruim e favorece o entupimento dos vasos sanguíneos podendo acarretar o surgimento de doenças cardiovasculares;

- Aumento das chances de sobrecarga renal, devido ao alto consume de laticínios e carne vermelha

Por isso, todo cuidado antes de fazer uma dieta da moda sem orientação especializada. Estas dietas, feitas de forma errada, podem trazer sérios problemas de saúde e ainda atrapalha a manutenção da boa forma.

 

Dra Carolina Baccei

Por: Dra Carolina Baccei

www.carolbaccei.com.br

Facebook: Nutri Carol Baccei

Bacharel em nutrição pelo Centro Universitário São Camilo. . .

 

 

 

Imagens: Photl.com


Deixe um Comentário Cancelar resposta
O seu endereço de email não será publicado


RECEBA NOSSOS
INFORMATIVOS

Loja Online

Alerta
Ok
Carregando
Erro

Não foi possível ler a página!