Pilates - um aliado de outras atividades físicas

Pilates 2012TÉCNICAS E ATIVIDADES QUE ALIADAS À PRÁTICA DO ESPORTE PODEM MELHORAR O RENDIMENTO: PILATES

O Pilates é uma técnica criada pelo alemão Joseph Pilates que promove o condicionamento físico e trabalha principalmente a região do CORE, o qual contempla o conjunto de músculos abdominais e dorsais, proporcionando um fortalecimento significativo para a melhora da postura e do equilíbrio.

Nos exercícios, são trabalhadas as musculaturas mais profundas (transversos do abdômen, multifídios e paravertebrais) que são responsáveis pela estabilização da coluna, assoalho pélvico, entre outros. Ocorre também o aumento da flexibilidade, da consciência corporal e do tônus muscular.

O método, ainda, consegue desenvolver grupos musculares que são requisitados durante as diversas atividades físicas. Para quem pratica corrida, por exemplo, ao estabilizar a coluna lombar e promover o fortalecimento pélvico, o Pilates gera um movimento mais efetivo de pernas e braços durante a passada. Uma boa postura implica, inclusive, em um melhor aproveitamento biomecânico, o que evita sobrecargas nas articulações e economiza energia. E o mesmo pode ser aplicado a quem joga futebol, que necessita de agilidade em relação ao adversário. Inclusive, nas sessões, podemos direcionar exercícios que facilitem o jogador na partida, como os focados em explosão e alinhamento.

Pilates b buddha spa blogNo Pilates, a respiração tem uma importância fundamental, onde o ar é inspirado pelo nariz e expirado pela boca. Além de relaxar e aliviar as tensões, uma boa respiração oxigena melhor o sangue e auxilia na ativação e fortalecimento abdominal. E quanto melhor a respiração, atingi-se mais qualidade na execução dos movimentos, independente do esporte praticado.

As aulas exigem também muita concentração durante a realização dos exercícios, o que é fundamental em esportes como boxe e artes marciais, pois estar focado e atento aos movimentos do adversário pode implicar em alguma vantagem durante a luta.

Equilíbrio e coordenação motora também estão entre as vantagens do Pilates. Tais benefícios são atingidos por meio do realinhamento da coluna e fortalecimento do CORE, o que também proporciona uma queda no número de lesões. Especificamente, quem frequenta aulas como step ou power jump, que requerem coordenação, ou balé, em que o equilíbrio é vital, melhoram sua performance.

Por fim, cabe dizer que o Pilates não possui contraindicação e pode ser praticado por qualquer tipo de pessoa. Contudo, várias limitações são consideradas e as sessões são adaptadas conforme a necessidade do aluno.

 TUANY SPINOSA GONSALE Buddha Spa BlogPor: Tuany Spinosa Gonsale

Fisioterapeuta graduada pela UNIP (2004). . .

 

Crédito Imagem superior: FreeDigitalPhotos.net

 


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