Estresse – fatos e riscos

Atualmente a palavra estresse pode ser definida como a soma de reações do nosso corpo e mente resultantes de pressões externas (estressores) e sabe-se que pode ser uma reação positiva até um certo limite, quando as pessoas encaram desafios no dia a dia como uma forma de impulso e crescimento.

Mas, infelizmente, as pressões estão cada vez maiores e se ampliam nos diversos fatores da vida, acumulando problemas pessoais com profissionais, o que tem ocasionado um estresse em nível muito elevado, originando consequências sérias para a saúde da população em geral.

 Neste artigo reunimos alguns fatos que você talvez desconheça. Vamos a eles:

1. O estresse tem sido chamado de “assassino silencioso” e pode levar a doenças cardíacas, pressão alta, dor no peito e um batimento cardíaco irregular.

2. O hormônio do estresse –  cortisol – não só faz com que a gordura abdominal se acumule, mas também amplia as células individuais de gordura, levando ao que os pesquisadores chamam de gordura “doente”.

3. O estresse altera o sangue, aumentando a probabilidade de desenvolvimento de um coágulo.

4. O estresse não provoca o nascimento de fios de cabelo branco, mas pode causar queda de cabelo. Mas como ele também provoca mudanças hormonais e aumento de radicais livres, pode desencadear o envelhecimento e a morte das células que produzem melanina (pigmento que da cor aos cabelos).

5. O “stress” termo deriva do latim stringere (apertar, comprimir).

O estresse elevado gera sintomas físicos e mentais os mais diversos, como dores de cabeça, náuseas, gastrite, irritabilidade, insônia, depressão, ansiedade, problemas cardíacos e muitos outros males, e se não for tratado coloca a vida em risco.

Não é possível fugir totalmente do estresse, mas adotando atitudes mais saudáveis, reduzindo o ritmo acelerado d0s tempos modernos, buscando o apoio de terapias alternativas, prática de Yôga, melhorando a alimentação, fazendo uma atividade física e, principalmente,  adotando uma atitude mais leve diante da vida, é possível manter o equilíbrio necessário para  evitar que ele tome proporções grandes, colocando de risco a saúde e o bem estar.

Muitos dos fatores estressantes  fogem um pouco do controle, mas de um modo geral o alto nível de estresse pode e deve ser evitado, fazendo as mudanças necessárias para que ele permaneça sempre dentro do limite positivo e aceitável, servindo como energia para realização de objetivos e planos.

Sugestão de teste:    Teste nível de estresse

Fonte: Chilnick, Lawrence. 2008. Heart Disease: An Essential Guide for the Newly Diagnosed. Philadelphia, PA: Perseus Books Group.

imagem: Photl.com

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta