As cores da vida

Conhecendo a importância e a função terapêutica das cores para aplicar na vida.

Cores da vida 

A própria física nos explica como as cores possuem influência direta em nossas vidas. A cor na verdade é um fenômeno fisiológico e depende de como nossos olhos recebem a remissão da luz. O fato da luz não se tratar de um objeto e sim de um elemento perceptivo, a Psicologia fala que o mais importante são as percepções que as cores causam nos indivíduos.

Aliado aos estudos da Psicologia, temos na antiguidade o estudo da cromoterapia que nada mais é que utilizar a vibrações que as cores emitem como fonte de cura para a saúde física e mental. Cada cor por sua vez possui uma vibração e com ela a possibilidade de se valer dos seus raios para tratar desequilíbrios físicos e psíquicos.

Apesar de a cor ser algo abstrato, nós respiramos cor assim como o ar que enche nossos pulmões. Por onde olhamos somos invadidos pelas luzes que nos rodeiam. Existe ainda um processo mental inconsciente que as células do nosso corpo relacionam a incidência de raios luminosos de acordo com as necessidades de cada campo eletromagnético.

Nesse sentido, com a devida moderação e cuidados, tomar banho de sol faz bem exatamente porque tudo se renova pela luz, já que sem ela não haveria vida. E se a luz tiver cor, melhor ainda.

Tabela das Cores e suas Funções Terapêuticas *


brancoBranco
– É a união de todas as cores, por isso carrega todas as frequências vibracionais coloridas e deve ser usada para energizar o corpo e a mente e não contém nenhuma contraindicação. 

 


rosaRosa
– Energizante e vitalizante. Auxilia no sistema nervoso, é um purificador sanguíneo e é a cor que vibra o sentimento de amor e o prazer. Indicada para desintoxicar os centros nervosos e favorece a circulação de todas as demais cores. A cor Rosa não tem contraindicação.


vermelhoVermelho
- Ativadora da circulação e sistema nervoso, ajuda na liberação de adrenalina e ajuda a combater os males do frio. Indicada nos casos de depressão, cansaço, pois é uma cor revigorante e energética. Também nos casos de anemia, má circulação, pressão baixa, reumatismo, resfriado e bronquites. A cor Vermelha é contraindicada para temperamentos coléricos, febre alta e hipertensão. 

laranjaLaranja - Energizante que ajuda a remover repressões e timidez e ainda ajuda para estimular a mente para novas ideias. Indicada nos casos de enfermidade nos rins, baço, artrite, obesidade e problemas respiratórios. Estimula no sistema respiratório e a fixação de cálcio. A cor Laranja é contraindicada para pessoas que sofrem de insônia.

 

amareloAmarelo - Reativadora, purificadora e atua no sistema nervoso, revitaliza os neurônios o que ajuda na memória e raciocínio. Excelente para o coração, sistema circulatório e imunológico. Indicada nos casos de indigestão, constipação intestinal, problemas no fígado, diabetes e também para depressão. A cor Amarela é contraindicada para casos de excitação mental, nervosismo, diarreia, gastrite e alcoolismo.


verdeVerde
– Descongestionante, energia de limpeza, equilíbrio e harmonia. Age na pressão sanguínea e no coração. Ótimo para trazer sensações de renovação. Indicada para hipertensão, problemas emocionais, ativar o crescimento em crianças, estimular o pâncreas, baixar a febre, vitalizar os sistemas digestivos e urinários e também auxilia no tratamento do câncer.  Verde não possui contraindicação. (lembre-se todo excesso é negativo)

azulAzul - Sedativa, analgésica e calmante. Traz a sensação de paz, relaxamento e serenidade. Atua no sistema nervoso central, traz a sensação de frescor e é adstringente. Excelente para vitalizar as glândulas tireoide e paratireoide, bem como os órgãos da garganta e sistema respiratório. Indicada para problemas de inflamações, tais como febres, amigdalites, faringites, queimaduras, nervosismo e insônia. A cor Azul é contraindicada para depressão, fadiga e resfriados.

índigoÍndigo - anestésico, anti-inflamatório, cicatrizante e também tem o efeito calmante. Atua no sistema nervoso central para deixar a mente mais serena, também diminui a pressão sanguínea. Indicada para o tratamento de todas as dores e ainda para as enfermidades dos ouvidos, olhos e nariz, insônia e dor de dente. A cor Índigo não tem contraindicações.

violetaVioleta – tranquilizante e bom calmante para o coração. Estimula o metabolismo é anti-inflamatório e auxilia no stress. Por ser considerada uma cor que transmuta a energia é muito boa para curar todas as formas de neuroses psicológicas. Indicada para meditação, tratamento de moléstias mentais, câncer, raquitismo e bexiga. A cor Violeta não apresenta contraindicação.

*O uso das cores deve ser associado ao tratamento médico e psicológico.

Quem nunca pensou: "Minha vida está sem cor"?

Uma vida sem cor é uma vida sem luz. Renove sua vida dando cor a tudo que fizer, abuse de roupas coloridas e utilize as tabelas de cores para deixar sua casa e sua alma mais iluminadas! 

 

Adriana PerazelliPor: Adriana Perazelli

criancasdasestrelas.blogspot.com.br

Advogada, Pós graduada em Marketing e Naturopatia, especializada em

Medicina Tradicional Chinesa. . .  




Imagem superior: Photl.com


Deixe um Comentário Cancelar resposta
O seu endereço de email não será publicado


RECEBA NOSSOS
INFORMATIVOS

Loja Online

Alerta
Ok
Carregando
Erro

Não foi possível ler a página!