Seus pés refrescados com Loção de Hortelã

O hortelã é uma planta aromática utilizada tanto na culinária, quanto na composição de cosméticos os mais variados.

Hortela foto de Flickr cc Jing a Ling

O calor e os raios quentes do sol provocam uma agradável sensação de liberdade. O verão é tempo de expor a sensualidade que estava escondida sob as roupas e casacos. Se por um lado a preguiça do inverno se vai, por outro, o calor pode provocar súbitas quedas de pressão, mal estar, assim como uma sensação desagradável de corpo mole e sem forças. Com a diminuição da resistência física, o organismo fica mais sujeito a desenvolver doenças como resfriados e gripes. Manter a disposição para suportar a temperatura alta não é impossível quando algumas regras básicas são respeitadas. Afinal, a mudança de estação requer também mudanças de hábitos para que o organismo possa se adaptar ao novo clima.

Atitudes simples como usar roupas bem leves, claras e confortáveis e manter uma alimentação mais rica em frutas, legumes e verduras, deixando os pratos condimentados e pesados fora do cardápio, ajudam o nosso corpo a enfrentar o calor com menos trauma. A perda de água no nosso organismo é muito maior. Por isso, quem ainda não aprendeu, é momento de compreender a importância em ingerir, no mínimo, seis copos de água todos os dias. Apesar de encontrarmos água nos sucos naturais e da tentação de tomar um refrigerante gelado, a água é sempre insubstituível, pois não engorda, não causa celulite e é um controlador natural do apetite. Ela hidrata e elimina as toxinas acumuladas pelo organismo, podendo inclusive ajudar na perda de peso.    

O calor exagerado reflete no corpo todo e os pés podem ficar inchados. Mergulhe-os em água morna e fria alternadamente, pois o choque térmico alivia a sensação de peso. É tempo de usar receitas com plantas refrescantes para dar um toque de leveza e de bem estar nos cuidados pessoais.

Após um longo dia de trabalho, a melhor opção é deliciar-se com um banho morno, quase frio, revigorando as forças e, para estender ao máximo a sensação de frescor. A receita de hoje é uma loção de hortelã que deixará seus pés com pele macia e com sensação refrescante. O hortelã é uma planta aromática largamente utilizada tanto na culinária, mas também na composição de cosméticos os mais variados.

 

Loção de Hortelã 

Ingredientes:

- ½ xícara de chá de hortelã**

- 1/8 colher (de chá) de bórax*

- ½ xícara (de chá) de óleo essencial de alecrim

- 1 colher (de chá) de óleo de coco

- 1 colher (de chá) de cera de abelha ralada

- 3 a 4 gotas de óleo de menta

*Bórax: nome popular de um composto químico denominado Borato de Sódio.Pode ser adquirido em farmácias, principalmente as de manipulação.

Modo de preparo:

Em um recipiente, junte o chá e o bórax, batendo até ficar bem homogêneo. À parte, coloque em uma panela a cera de abelha, o óleo de alecrim, o óleo de coco e leve ao fogo, em banho maria, até que a cera derreta. Retire do fogo. Ferva a mistura anterior de chá com bórax e junte à mistura de cera e bata vigorosamente. Espere esfriar e junte as gotas de óleo de menta. Passe pelo corpo todo para uma hidratação refrescante.

Obs. **Para fazer o chá de hortelã, coloque ¼ de xícara de folhas de hortelã frescas em 1 xícara de água fervente, tampe e deixe até esfriar. Coe, em seguida.

Até a próxima!

 

 

Por: Ala Szerman

Pioneira na implantação da ginástica aeróbica no Brasil . . .

 

 

 

 

Crédito imagem: cc Flickr Jing a Ling


Deixe um Comentário Cancelar resposta
O seu endereço de email não será publicado


RECEBA NOSSOS
INFORMATIVOS

Loja Online

Alerta
Ok
Carregando
Erro

Não foi possível ler a página!