Salto – a cidade da Ilha dos Amores

mulher numa moto na cidade de Salto

Um Salto para a aventura

Montada na Honda Shadow 750cc e com as anotações dos pontos turísticos no bolso, iniciei a viagem de São Paulo na manhã de um sábado ensolarado. Segui Rodovia dos Bandeirantes e pelo caminho passei por um grupo muito grande de motociclistas, onde se viam todos os estilos de motos. Salto fica a 100 km da capital de Sampa. Fundada em 1698, foi parte do caminho dos Bandeirantes.

Cheguei!

Salto me recebeu de braços abertos. Simpatizei de imediato. Tudo muito limpo, organizado e colorido. Fui direto para o Hotel Porto Seguro, deixei minhas coisas e me arrumei para os diversos passeios que me esperavam. Logo fui passear para conhecer a história de Salto. (Falando em história, você sabia que o nosso dinheiro é feito em Salto? Sim, a fábrica de Papel Moeda está localizada nesta cidade.) Minha primeira parada não poderia ser outra: a praça principal, onde fica a igreja de N.S. do Monte Serrat.

Logo depois segui para a cachoeira. Fiquei impressionada com seu tamanho, força e beleza. O barulho da queda é relaxante aos ouvidos. Dizem que teve épocas em que se podia ouvir a cachoeira, lá de Itu. O melhor de tudo é que possui muita história por lá. Não deixe de visitar o memorial do Rio Tietê, a Ponte Pênsil que foi construída em 1913. O jardim e Ilha dos Amores que fala de um tempo romântico do passado foi ponto assíduo dos namorados apaixonados da cidade.

 

Recarregando as energias

Uma dica para quem vai a Salto e quer comer bem sem pesar no bolso: DOM JOSÉ & COMPANHIA, onde parei para almoçar. Bacalhoada e paella, especialidades da casa, são servidas no Buffet. O dono do restaurante é o chefe de cozinha. Ambiente familiar, simples em frente à cachoeira.

Depois de recarregar as energias, fui conhecer o parque Rocha Moutonnée. A rocha é um granito rosa com a idade média de 500 milhões de anos. No parque, muita tranqüilidade, ao som de pássaros a beira de um lago.

Outro lindo parque que conheci foi o Parque do Lago, ótimo para práticas de esportes ao ar livre. Não deixei de dar minha corridinha do dia ao som da natureza.

Noite em Salto

Pela noite existem opções de bares para ouvir música ao vivo. Alguns botecos com mesinhas pela calçada para beber um suco ou uma cerveja gelada. Por lá tudo é muito simples, mas aconchegante. Optei por provar a empadinha frita que é muito deliciosa. Peça de sobremesa a empada frita recheada de sorvete. Você encontra essa empadinha apenas na cidade de Salto. Bom demais!

Dia seguinte na piscina e fazenda

Chegou o domingo. Depois de um gostoso café da manhã fui direto pra piscina relaxar. Muito sol e água fresca… tudo que precisava para mais um dia de aventura. Chegou a vez do próximo destino:  Parque das Lavras. Trilhas na mata que levam para vários pontos. Você encontra a casa de usina edificada em blocos de granito, o relógio solar, um museu e mirantes. Frente ao parque fica o Monumento à Padroeira, Nossa Senhora de Monte Serrat. Possui 30 metros de altura. Subi a rampa que me levou até a sua coroa, lá no topo tive uma vista panorâmica da cidade. Muito verde e água por todo canto.

Seja Bem-vindo a Fazenda

Hora do almoço na Fazenda Vesúvio, no Buffet caipira, o Leitão à Pururuca foi o melhor que já provei!  A Shadow fez companhia com a XLX 250R e com a Falcon 400, motocicletas dos proprietários da fazenda. Adriana e Weliton, que foram ótimos anfitriões, me contaram sobre suas viagens de motocicleta e sobre o sossego de morar na Fazenda depois de anos na capital de São Paulo. Passei bom tempo por lá, me senti em casa. Motociclistas, vocês são muito bem vindos por lá. Garanto! Mas bom lembrar que para chegar na Fazenda, precisa passar por um trecho pequeno de estrada de chão. A Shadow mandou muito bem, devagar e sempre, com todo cuidado com a moto!

A volta

Hora de voltar. Optei pela Rodovia Castelo Branco. A chuva na estrada me deu boas vindas na volta ao caos de Sampa. Mesmo com chuva me senti segura pilotando a nova shadow, que por sinal é muito confortável. Cambio macio e um torque forte.

Boas recordações que eu trouxe comigo de mais uma rota cheia de novidades e charme. Deixo esta dica para a você! Arrume a mochila ou o Top case e prepare-se para uma viagem feliz.

Dicas da Eliana

Restaurante Dom José & Companhia

Rua José Weissohn, 36, em frente à Concha Acústica na Praça Archimedes Lammoglia, bem no centro de Salto. Seu fone é 11 4028.5337. Aberto todos os dias para almoço – self service / Pratos a La Carte as sextas e sábados a partir das 20h.

Krepp’s Café – Você vai encontrar a empadinha frita: não perca a paciência e espere, pois a empadinha é frita na hora.

Rua 9 de julho, 746 – Centro 11 4029.2017

Fazenda Vesúvio  www.fazendavesuvio.com.br

Buffet caipira com 18 Pratos quentes, 8 Saladas e doces com queijo da fazenda de sobremesa.

Sábados à noite:

PIZZA NO FORNO A LENHA  11-4028.1520 – 9442-2070

Porto Seguro Hotel  http://www.hotelportoseguro.com.br/

Se for em grupo, a idéia é preparar um churrasco ao lado da piscina. Hotel é simples, mas aconchegante.

Pousada Por do Sol  www.pousadapordosolsalto.com.br

Não tem opções de laser. Mas é a pousada mais simpática da cidade.

Visite o Armazém Popular no Centro da cidade. Também chamado de Armazém do Ferrari, o mais antigo do País, Completou 100 anos em 2008. Com prateleiras de pinho de Riga você encontra tudo que imagina. Tênis Conga, Kichute e por aí vai. Fecha sábado ao meio-dia e domingo não abre.

Veja mais fotos desta aventura em: www.acelerada.com.br

Personal Trainer,  com especialização em preparação física e. . .

Fotos: ©Eliana Malízia

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta