Ofurô - Um convite ao relaxamento

Você já tomou um banho no ofurô?

Eu considero a imersão perfeita e mais aconchegante do planeta! É tal qual um abraço, pois com o corpo sentado na tina de madeira, com a água na temperatura ideal e até a base do crânio, as costas e as pernas encontram facilmente pontos de apoio e se espalda confortavelmente evitando, portanto qualquer tensão. A expressão que melhor define esse conforto é o de "sentirmo-nos de volta ao útero", pois a banheira oriental nos permite uma posição quase fetal! Outra sensação é que a água se mantém aquecida e exala naturalmente o perfume da madeira.

Perceba a diferença da imersão na banheira ocidental que é alongada onde o corpo não encontra apoio, pois para você não afundar e beber a água da banheira terá que se segurar pelas bordas da banheira e daí tencionar várias partes do corpo! Ou se ficar sentado terá a imersão pela metade, ou seja, a água até a cintura e toda a região do tórax exposta ao ar!

O BANHO NO JAPÃO

Para os japoneses o banho pode ser compartilhado em completa solidão ou socialmente. Os banhos públicos são chamados nesse idioma de "sentoo", normalmente são banhos em fontes termais ou em ofurô coletivo com a água tratada. O ritual é acompanhado de um delicioso chá verde!  O ritual costuma ser longo e é um ir e vir entre fricções, imersões e conversas amigáveis.

Hoje o banho não é mais considerado um privilégio só dos japoneses, atualmente os SPAS detêm receitas milenares de banhos advindas todos os cantos do mundo.

No SPA ou em casa, experimente esse ritual oriental:

Tome uma ducha de higiene e em seguida faça um bom esfregaço por todo o corpo. Use sal do mar, bucha ou escova. Enxágue e entre na imersão.

BANHO ALCALINO

Benefícios: Amacia a pele macia e limpa os poros. Elimina a rigidez muscular e relaxa agradavelmente.

Temperatura 37 a 38º C.

Utilize 50g de bicarbonato de sódio para cada 200 l da capacidade de água da sua banheira.

Permaneça na imersão enquanto estiver confortável.

Após o banho use um bom creme hidratante.

E descanse em cadeira reclinada por 15 a 20 minutos.

 

 

Sylvia SeganttiniPor Sylvia de Seganttini

www.consultoriadobanho.com.br

 

Consultora SPA especialista no desenvolvimento do menu de Banhos. . .

2 Comentários

clayton
2012-07-23 13:13:21
Adoro...
redação Buddha Spa
2012-07-25 12:09:24
Clayton, além de ser bom, faz bem para a saúde! Obrigado por comentar!
2 Comentários

clayton
2012-07-23 13:13:21
Adoro...
redação Buddha Spa
2012-07-25 12:09:24
Clayton, além de ser bom, faz bem para a saúde! Obrigado por comentar!

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