Trate os males do inverno com métodos naturais

cuidados no frioÉ só chegar o inverno e vêm epidemias de gripe e resfriado. Em ambos, há o incômodo da coriza durante o dia e do nariz entupido à noite. Além disso, a gripe vem acompanhada de dores no corpo, ardor nos olhos e, por vezes, febre e tosse. A dica de hoje vai para quem já está com o problema. Quem ainda não foi abatido, aproveite as sugestões para se prevenir ou mesmo para se aquecer.

Em dias quentes, recomendo tudo fresco e úmido. Dias frios, ao contrário, pedem ingredientes quentes e secos. E, claro, um bom chá para se aquecer:

Junte a meio litro de água:

2 colheres de açúcar
6 pedaços de canela
6 cravos
1 noz-moscada bem quebrada
3 anises-estrelados
1 gengibre ralado
Deixe ferver todos os ingredientes por meia hora. Enquanto isso, agasalhe-se bem e depois beba a mistura.

Especiarias vindas, em sua maioria, do oriente, são ótimos ingredientes para aquecer o inverno. Use anis no chá. Tempere a comida com sabores exóticos ? porém com moderação ?, como alecrim, cardamomo, cominho e tomilho. Use também nozes, amêndoas e castanhas, ricas em nutrientes minerais antioxidantes. Controle a quantidade, por causa das calorias.

Para problemas respiratórios ? como asma, rinite e alergias, causados pela poluição e desequilíbrios hormonais e nutricionais ? o melhor produto é o limão, que ativa os anticorpos. O corpo precisa de pelo menos 3 gramas diários de vitamina C e uma das frutas mais ricas é o limão. Consuma pelo menos quatro por dia, espremidos e misturados em pouca água. O resultado é ampliado se puder fazer inalação ou aromatização com Óleo Essencial de Hortelã-Pimenta, que privilegia o tratamento das vias aéreas.

Dores musculares, também comuns no inverno, podem ser prevenidas com gergelim e gengibre. Faça uma automassagem usando Óleo Essencial de Gengibre misturado a Óleo Vegetal de Gergelim. O gengibre ? cuja principal função é ativar e aquecer o metabolismo e o corpo ? pode ser substituído pelo limão, em dias alternados, para colaborar com a desintoxicação do corpo, causada pela maior ingestão de calorias. Não se esqueça: o limão é fotossensibilizante e pode manchar a pele. Portanto, cuidado ao enxaguar o corpo.

Nada como um escalda-pés para aliviar a sensação de mal-estar: em 2 litros de água quente, coloque 10 gotas de Óleo Essencial de Gengibre, 5 gotas de Óleo Essencial de Pimenta-Negra e 5 gotas de Óleo Essencial de Litsea Cubeba. Além de aquecer, a mistura favorece a circulação.

Outro problema que surge com a gripe são olhos congestionados e lacrimejantes. Faça compressas com chá de camomila (frio), durante 10 a 15 minutos, duas vezes ao dia. Verá que o olhar ficará mais límpido e iluminado e até a visão vai melhorar. Além disso, observe estes princípios para manter-se saudável no inverno:

- Nos dias frios, a tendência das pessoas é beber menos água, mas, com o tempo seco e, por vezes, o aquecimento de ambientes, a necessidade de hidratação é ainda maior.

- Alimente-se a cada três horas, consumindo calorias cheias, como orgânicos, fibras e produtos naturais. Evite calorias vazias, como os carboidratos refinados.

- Faça exercícios, sem se esquecer do alongamento inicial e do relaxamento final, para evitar cãibras e contusões.

- Dormir bem é fundamental, principalmente se estiver resfriada ou gripada. Aqueça-se e procure dormir profundamente.

Sâmia MalufPor:  Sâmia Maluf

Formada em psicologia, com especialização . . .

Imagem superior: francberg/stock.xchng


Deixe um Comentário Cancelar resposta
O seu endereço de email não será publicado


RECEBA NOSSOS
INFORMATIVOS

Loja Online

Alerta
Ok
Carregando
Erro

Não foi possível ler a página!