Exercício físico e poluição, cuidado!

Evite a atividade física perto de ruas e avenidas movimentadas.

Foto por Flickr - Unlisted Sightings

Cada ano que passa, maior o número de adeptos a corrida e pessoas que caminham em ruas movimentadas e avenidas. Todos buscando qualidade de vida, mais saúde. Mas muitos nem sabem que a poluição e a atividade física não combinam!

Correr ao ar livre pode não ser tão benéfico, considerando a grande quantidade de monóxido de carbono presente na atmosfera.

Os sintomas mais comuns dos efeitos da poluição no organismo são: irritação nos olhos, vermelhidão nos rosto, garganta irritada, boca seca e cansaço e todos esses sintomas são mais evidentes durante a prática de exercícios. Nosso organismo precisa de mais oxigênio durante a prática de uma atividade e consequentemente respiramos ainda mais o ar poluído.

Um exemplo que assusta: se você pratica uma corrida de 30 minutos em uma avenida movimentada, isso será o equivalente a fumar cigarros, causando doenças respiratórias como asma, rinite ou bronquite e, ao longo prazo, poluentes, como o monóxido de carbono, podem desencadear doenças cardiovasculares como hipertensão, arritmias e até infarto agudo do miocárdio.

O que pode ser feito?

Para minimizar o problema, evite a atividade física perto de ruas e avenidas movimentadas. Procure manter a distância de pelo menos 200 metros dessas grandes vias. Prefira vias mais arborizadas e parques. Hidrate-se durante o exercício,  para evitar secura na garganta e na boca. Uma pequena mudança de rota pode ajudar muito e contribuir para obter melhores resultados, mais qualidade de vida e saúde.

 

 

Eliana Malízia

Por: Eliana Malízia

www.acelerada.com.br

Facebook: Eliana Malíazia - Site Acelerada

Personal Trainer,  com especialização em preparação física . . .




Crédito imagem: cc  Flickr Satich Krishnamurthy


Deixe um Comentário Cancelar resposta
O seu endereço de email não será publicado


RECEBA NOSSOS
INFORMATIVOS

Loja Online

Alerta
Ok
Carregando
Erro

Não foi possível ler a página!