Temperos: adicione Saúde e Sabor aos seus Pratos

A correta utilização de temperos traz mais saúde para a sua dieta.

Saúde nos temperos

Algumas ervas e especiarias são ótimas para incluir no nosso dia a dia, pois além de dar um toque super especial à comida, ainda vão fornecer benefícios à nossa saúde.

Veja alguns exemplos de ervas e especiarias e seus benefícios:

 

açafrão benefícios


Açafrão:

Possui ação antioxidante e antiinflamatório, é ainda pode auxiliar no tratamento da constipação. 
Sugestão de uso: arroz, sopas, saladas, carnes, pães.





alecrim benefícios


Alecrim:

Auxiliar na digestão, antioxidante, ativador da circulação sangüínea, antidepressivo e anti-séptico.
Sugestão de uso: carnes e massas





canela benefícios


Canela:

Ação digestiva e antioxidante; ajuda a controlar a pressão sanguínea e a aliviar sintomas da menopausa. 
Sugestão de uso: compotas, infusões, marinados, picles e ensopados (em casca) e bolos, pães, biscoitos, mingaus e doces (em pó) e polvilhado em frutas.




coentro benefícios


Coentro:

Poder antioxidante, digestivo, auxiliar no tratamento da ansiedade, moderador de apetite. Sugestão de uso: peixes, frutos do mar, molhos, sopas, carnes, aves, pães.






salsinha benefícios


Salsinha:

Favorece o equilíbrio hormonal; é fonte rica em betacaroteno (pré vitamina A) e Vitaminas do Complexo B; alivia os sintomas da bronquite, asma, cólicas menstruais e cistite; é auxiliar no tratamento de cálculos renais e cólicas e auxilia no processo de desintoxicação do organismo. Sugestão de uso:
: molhos, patês, saladas, legumes, peixes, omeletes, sopas e sucos.




tomilho benefíciosTomilho:

Ação digestiva e anti-séptico; é expectorante, limpa as vias respiratórias e o intestino. 
Sugestão de uso: sopas, aves, peixes, carnes, saladas, molhos, preparações a base de tomate.

Importante lembrar que estas dicas não são individualizadas e para o uso correto, cada pessoa deve procurar um nutricionista e saber como utilizá-las da forma adequada para seu organismo!

 

 

 

 

 

Dra Carolina Baccei

Por: Dra Carolina Baccei

www.carolbaccei.com.br

Facebook: Nutri Carol Baccei

Bacharel em nutrição pelo Centro Universitário São Camilo. . .

 

 

 

Veja também: Benefícios do manjericão e dica como congelar. / Receita de frango com gengibre

Imagens: Photl.com/ Wikimedia/internet

 


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