Gestação - cuidados para manter a saúde

Disciplina para manter os hábitos saudáveis na gravidez!

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Uma gestação tranquila e saudável depende de alguns cuidados simples da mãe, mas também envolvem um certo nível de disciplina.

O primeiro ponto é fundamental: que a gestantes faça o seu acompanhamento pré-natal. Também é extremamente importante adotar um "estilo de vida saudável", mantendo uma alimentação equilibrada e saudável, evitando o consumo de bebidas alcoólicas e cigarros, e também evitar ao máximo ficar sedentária.

A alimentação balanceada irá suprir as necessidades do organismo para formar e promover o crescimento do bebê e para isso, vários tipos de alimentos devem ser incluídos como carnes magras, aves, peixes, alimentos que contém ferro (leguminosas como feijão, grão-de-bico e soja), vitaminas do complexo B (tomate, ervilha e brócolis), cálcio (leite, iogurte e queijos) e grãos e cereais (pães, arroz, aveia e massas).

Para controlar o peso e manter essa rotina saudável, os alimentos com excesso de açúcar, sal, gorduras e aditivos químicos devem ser evitados. Nada de dietas malucas e também nada de comer por dois !!!

Para controlar melhor o ganho de peso, que deve ficar entre 9 e 12 quilos até o fim da gravidez, os exercícios serão muito importantes pois ajudam a manter o gasto calórico.

Caminhadas, alongamentos, exercícios para a postura, todos esses podem ser incluídos num programa de exercícios para gestantes.

Esse conjunto de exercícios ajudarão não só a controlar o peso, mas também a prevenir dores e inchaços.

O inchaço também pode ser controlado com a drenagem linfática que ajuda muito a manter a circulação saudável. Esse procedimento associados aos exercícios ajudarão aquela sensação comum das pernas pesadas, dos pés inchado, das dores nas pernas e também o aparecimento das varizes.

Outro ponto positivo é evitar as dores nas costas. Tanto o controle de peso, quanto os exercícios posturais serão muito efetivos nessa prevenção. As dores nas costas acontecem em 50 a 70% das gestantes.

Portanto evitar o sedentarismo na gravidez tem muito mais pontos positivos e vale a pena enfrentar a preguiça e focar na disciplina.

Um estilo de vida ativo e saudável está ligado também a prevenção de diabetes e hipertensão gestacional. Essas doenças colocam em risco a vida da mãe e do bebê.

Portanto, não perca tempo e tenha um estilo de vida saudável, para você e seu bebê!!

Gizele Monteiro

Por: Gizele Monteiro

www.gravidezemforma.com.br

http://gizelemonteiro.com.br/

Instagram: @gizelemonteiro


É autora e idealizadora do e-book e programa Gravidez em Forma. Mestrado pela Unifesp com tema de estudo "Exercícios na Gravidez". . .


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