Comer limpo para emagrecer e ter saúde definitivamente: a evolução do conhecimento

Muitos alimentos que ingerimos são extremamente tóxicos. A nova tendência se estabelecendo no Brasil, é o "comer limpo", a dieta limpa.

 Alimentação saudável

Quando falamos em dietas para perda ou manutenção de peso, popularmente ainda vem à mente controle de calorias, os cardápios prontos, a contagem de carboidratos, e assim por diante. Tudo isto funciona? Sim. Mas a pergunta sábia é por quanto tempo e o que isto faz para o nosso corpo.

Com um grande desenvolvimento mundial na área de pesquisas científicas, sabemos que este tipo de alimentação restrita ou limitada a contagem de calorias, como se nosso corpo fosse uma calculadora que seguisse matematicamente uma conta exata diariamente, são os grandes responsáveis pelo famoso efeito-sanfona e por degenerações em nosso organismo e intoxicações, responsáveis pela celulite, gordura localizada, falta de energia para o dia-a-dia, falta de brilho da pele, cabelos ressecados, entre outros. e isto porque o que comemos ou deixamos de comer, tem impacto não só no nosso físico, como no nosso mental e emocional.

Em meu consultório – no Wellness and Health Center, Buddha Spa Ibirapuera – trato de diversos casos de depressão e de insônia apenas com a mudança da alimentação e com a suplementação de vitaminas, minerais e substâncias que vamos acumulando carências ao longo da vida, e os resultados são fenomenais. Tive pacientes que deixaram de usar medicações para dormir e anti-depressivos logo nos primeiros meses de tratamento. Sem contar nos casos de sobrepeso e obesidade refratários a diversas dietas e tratamentos, e que logo nos primeiros 2 meses, emagrecem exuberantemente.

Isto porque muitos dos alimentos que ingerimos no cotidiano ou em dietas específicas preocupadas apenas com as “calorias” dos alimentos, são extremamente tóxicos ao nosso corpo, fazendo com que após determinado período ou ao longo da vida, o nosso organismo se torne tão “entupido” por toxinas, que o metabolismo não consegue mais se ativar e o funcionamento de diversos órgãos e sistemas ficam prejudicados. Por isto que hoje a tendência, vinda já de muitos anos dos EUA, e agora se estabelecendo no Brasil, é o "comer limpo", a dieta limpa.

A atriz Mayana Neiva, capa da revista Boa Forma deste mês, aponta como o seu “primeiro segredo” para manter seu corpo em forma e com disposição para a correria do dia-a-dia, uma dieta sem lactose e sem glúten, ou seja, sem substâncias que pioram a intoxicação do corpo. Ainda na mesma edição, a top model Alessandra Ambrosio revela o segredo para se manter esbelta mesmo após dois filhos, atribuindo isto à dieta limpa, sem o glúten e o leite. E isto vem trazendo uma nova visão integralista de como o nosso corpo está completamente interligado, e físico, mental, emocional e espiritual não podem ser tratados e vistos como partes separadas, pois são faces de um todo que somos nós!

No próximo post vamos comentar especificamente o porque do glúten e do leite, que são alimentos tão frequentes em nossa alimentação, serem causadores de processos inflamatórios e intoxicação do nosso organismo, e como nos adaptar sem eles e seguir uma dieta limpa.

Mas o importante agora é nos ligarmos no que os alimentos estão fazendo com a nossa vida e começar a identificar em nós distúrbios como fadiga, queda de unhas e cabelos, insônia, dificuldade para perda de peso ou ganho contínuo de peso, sintomas depressivos, dores crônicas como articulares, gastrites, dores musculares, etc, como uma simples resposta do nosso corpo a alterações internas e que podem ser corigidas através de uma avaliação clínica específica, exames laboratoriais funcionais e o estabelecimento de uma alimentação limpa, ou como os norte-americanos chamam a: eating clean.


Dra Thaisa Albanesi SantosPor: Thaisa Albanesi

Responsável pelo Wellness and Health Center do Buddha Spa ibirapuera

Médica Nutróloga, membro da American Academy of Anti -Aging Medicine...

 

 

 

 

Imagens: Photl.com

1 Comentários

Aitana
2014-09-03 17:20:49
Oi Thaisa, tudo bem? Vc comentou que o leite é um dos alimentos que intoxicam o corpo. Mas e o leite sem lactose? Está liberado? Obrigada, Aitana
1 Comentários

Aitana
2014-09-03 17:20:49
Oi Thaisa, tudo bem? Vc comentou que o leite é um dos alimentos que intoxicam o corpo. Mas e o leite sem lactose? Está liberado? Obrigada, Aitana

Deixe um Comentário Cancelar resposta
O seu endereço de email não será publicado


Deixe um Comentário Cancelar resposta
O seu endereço de email não será publicado


RECEBA NOSSOS
INFORMATIVOS

Loja Online

Alerta
Ok
Carregando
Erro

Não foi possível ler a página!