Alho poró: sabor e saúde na sua dieta!

Alho poró Buddha Spa BlogO alho poró, considerado um alimento funcional, tem sido muito utilizado em receitas, pois seu sabor é incrível. mas além de saboroso,o seu consumo traz benefícios a nossa saúde. Sendo da família das cebolas, esta hortaliça é uma ótima fonte de carotenoides e possui grande quantidade de vitamina C e sais minerais como potássio, cálcio e fósforo. Uma de suas propriedades mais significativas é a de proteger contra o câncer de estômago. Além disso, pode auxiliar na redução do colesterol, na desintoxicação por estimular enzimas do fígado a eliminar xenobióticos (substâncias tóxicas).

Entretanto, é importante ficar atento a algumas contraindicações:

- lactantes devem evitar pois pode provocar cólicas no ventre da criança

- para recém-nascidos e para as pessoas com pressão baixa, hipertireoidismo não controlado e para quem usa medicamentos para controle do nível de sangue.

- para quem sofre de insuficiência renal não precisa eliminar a alho poró da alimentação, basta consumi-lo cozido para reduzir a quantidade de potássio na sua composição.

Você pode utilizar este alimento como tempero ou ingrediente de diversos pratos. Peixes, aves, carnes, molhos, patês, sopas, caldos, recheio de sanduíches e muitos outros.

Meia xícara do alimento picado e cozido possui apenas 15 calorias, sendo 25 miligramas de vitamina C e 16 miligramas de cálcio, além de um pouco de niacina (também conhecida como vitamina B3).

Que tal experimentar esta receita fácil e muito gostosa?

Alho poró 2 Buddha Spa BlogOmelete ao Alho-poró

Ingredientes:

- 1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem
- 1 pedaço de alho-poró picadinho
- ½ tomate picado
- 2 ovos

Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Aqueça ligeiramente o azeite e refogue o alho-poró por 2 a 3 minutos, até começar a amolecer. Junte o tomate e cozinhe por mais 2 minutos. Retire os legumes com a escumadeira e reserve. Bata os ovos em uma tigela e acrescente 2 colheres de sopa de água fria. Tempere e despeje a mistura na panela. Junte os legumes e cozinhe cerca de 5 minutos, até o omelete ficar firme.

Rendimento: de 1 a 2 porções

Dra. Carolina BacceiPor: Dra Carolina Baccei

Bacharel em nutrição pelo Centro Universitário São Camilo. . .

 

 

Crédito imagem 1- Flickr/karenandbrademerson

2- Flickr/Greencolander

1 Comentários

JOAO QUIRINO
2015-01-15 22:40:23
Parabéns doutora em nutrição, o povo brasileiro precisa saber se alimentar com coisas simples , nutritiva e notavelmente baratas.
1 Comentários

JOAO QUIRINO
2015-01-15 22:40:23
Parabéns doutora em nutrição, o povo brasileiro precisa saber se alimentar com coisas simples , nutritiva e notavelmente baratas.

Deixe um Comentário Cancelar resposta
O seu endereço de email não será publicado


Deixe um Comentário Cancelar resposta
O seu endereço de email não será publicado


RECEBA NOSSOS
INFORMATIVOS

Loja Online

Alerta
Ok
Carregando
Erro

Não foi possível ler a página!