A Cor dos Alimentos e seus Nutrientes

Para sua saúde, não há nada mais apetitoso do que um prato cheio de verduras e legumes bem coloridos! Você sabia que os nutrientes de muitos alimentos estão relacionados com a sua cor? E você já teve curiosidade de aprender um pouquinho sobre isso para poder usar em seu benefício? Então aproveite. É sobre isso que vamos falar hoje.

São os pigmentos que determinam a cor dos alimentos,  mas nas diferentes cores é que encontramos o fornecimento variado de vitaminas, minerais e antioxidantes para seu organismo ! Veja as principais cores:

Alimentos Vermelhos

Os alimentos que apresentam esta coloração possuem em sua composição o  licopeno, uma substância que age como antioxidante e é responsável pela cor vermelha do morango, tomate, melancia, caqui, goiaba vermelha, framboesa, cereja.  Pesquisas mais recentes indicaram como um protetor eficaz contra o aparecimento de câncer de próstata. Os alimentos vermelhos também contêm antocianina que estimula a circulação sanguínea e protege o fígado.

Alimentos Amarelo- alaranjados

Podemos encontrar esta coloração no mamão,  cenoura,  manga, laranja,  abóbora, abacaxi,  pêssego e o damasco. Possuem uma substância chamada beta e alfa-caroteno que são poderosos antioxidantes, podendo reduzir as chances de aparecimento de doenças cardiovasculares, AVC e câncer.

Alimentos Arroxeados

Os alimentos azulados e arroxeados, como a uva, a ameixa, o figo, a beterraba ou repolho-roxo contêm ácido elágico, substância que pode retardar o envelhecimento e neutraliza substâncias cancerígenas antes mesmo delas alterarem o código genético.

Alimentos Verdes

Os alimentos de cor verde como os vegetais folhosos, o pimentão, o salsão e as ervas contêm clorofila e vitamina A, substâncias que auxiliam na desintoxicação, inibem os radicais livres, possuem efeito anticancerígeno e protetor cardíaco.

A partir de hoje, lembre-se do que aprendeu e  transforme suas refeições em belíssimos mosaicos coloridos e enriqueça seu organismo com as cores que geram  saúde.

 

 Por:  Dra Carolina Baccei

 Bacharel em nutrição pelo . . .

 


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