Respire corretamente reduzindo o nível de estresse

A respiração diafragmática ou abdominal é a maneira mais natural de respirar e proporciona muitos benefícios à saúde

respirar

Nascemos com padrões naturais de respiração abdominal. Os bebês, assim como os animais, inspiram distendendo o diafragma para baixo, de modo a absorver o máximo de oxigênio nos pulmões, e expiram pela contração do diafragma, contraindo-o para cima, de modo a expelir o dióxido de carbono e as toxinas para fora dos pulmões. O diafragma é um grande músculo que se localiza abaixo dos pulmões e tem um formato de pára-quedas muito elástico.

Quando estamos estressados usamos mais os músculos torácicos na respiração. Usando mais os músculos do tórax em vez do diafragma, preenchemos apenas um terço dos pulmões. O diafragma fica contraído para cima e a capacidade dos pulmões é limitada, fazendo com que menos oxigênio seja absorvido. Em razão disto, somos privados de energia vital, estamos continuamente cansados, ansiosos e deprimidos, a concentração e a energia mental ficam baixas.

respirarA respiração diafragmática ou abdominal é a maneira mais natural de respirar e proporciona muitos benefícios à saúde. Quando o diafragma se movimenta na respiração abdominal, todos os órgãos internos são massageados e banhados com sangue revigorado e repleto de oxigênio, em especial o coração. Quando inspiramos distendendo o diafragma, empurramos os intestinos para frente, abrindo espaço na região inferior dos pulmões para a entrada do ar. É a maneira mais eficaz de estimular a eliminação de toxinas causadoras de doenças no corpo e aumentar a energia vital. Ela aumenta a purificação e energização dos tecidos e melhora a oxigenação cerebral, pois pelo fato dos neurônios terem alta taxa metabólica, o cérebro consome três vezes mais oxigênio do que o resto do corpo. Portanto, quando respiramos profundamente, pensamos de forma mais clara e concentrada.

Respirar corretamente é a chave para o equilíbrio do sistema nervoso autônomo. Lenta e profunda, a respiração diafragmática automaticamente estimula o sistema nervoso parassimpático que desacelera e acalma, reparando e restaurando o corpo.

Fica então está dica: respire profundamente, sinta com suas mãos apoiadas no abdômen, a entrada do ar distendendo a musculatura abdominal e quando expirar, sinta a contração abdominal. Faça respirações calmas e profundas e procure conforto, deitado ou sentado, numa sintonia total com seu corpo. Permaneça o tempo que desejar e permita-se esse momento com você.

Respire melhor e viva melhor!

 

NAMASTÊ!!!

Ana Cristina Langenberg BortolettoPor: Cris Langenberg

www.criaryoga.blogspot.com   

 

Instrutora de Yoga há mais de 20 anos com formação na Escola Aruna; Pós-graduação em Yoga pela UNIFMU. . .

 

 

 

Imagens: cc Flickr/UrbaneWomenMag  /commons.wikimedia.org


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