Qual a sua Qualidade de Vida atual?

10 Passos simples para detectar se o seu corpo está sofrendo degenerações:

qualidade de vida

10 Passos simples para detectar se o seu corpo está sofrendo degenerações:

Nos últimos 12 meses, você apresentou:

-queda gradativa de cabelo e/ou unhas lascando com facilidade?

-sensação de acordar cansado pela manha, como se nem tivesse dormido? Ou dificuldade para relaxar/ insônia?

-falta de motivação para os afazeres do dia-a-dia ou para coisas que antes te davam prazer?

-oscilações de peso ou ganho inexplicado de peso?

-gripes e doenças com grande freqüência (mais de 3 episódios no ano)?

-empachamento Pós prandial com alimentos que antes não sentia?

-irregularidade de funcionamento do intestino, aumento de gazes?

-fezes mal formadas ou com restos alimentares?

-aparecimento de alergias ou aumento da freqüência das mesmas?

-mudanças extremas de humor sem uma causa justificável e fora do habitual?

Se a sua resposta foi positiva para algum desses itens, há grandes chances de que você já apresenta déficits em seu organismo que talvez nem imaginava ter!

Atualmente, a nutrição necessária ao funcionamento perfeito do nosso corpo e ativação do metabolismo vai muito além das proteínas, carboidratos e gorduras. Há que se balancear o aporte adequado de vitaminas, minerais, antioxidantes, aminoácidos e outros nutrientes, de acordo com o nosso estilo de vida e com as perdas que sofremos constantemente, seja por excesso de uso mental, seja por inadequeção nutricional, seja por estados emocionais que estamos passando. as deficiências que vamos acumulando alteram todo o nosso organismo, culminando com degenerações e a longo prazo, com as conhecidas doenças crônicas e assim, sem entendermos estes "pequenos gritos de socorro" dentro de nós, acabamos por perder o que nos é primordial: a qualidade de vida; a qualidade da nossa vida!

dietaEntão lá vão algumas dicas práticas para começar a corrigir estas deficiências e melhorar a Sua Qualidade de Vida:

-para unhas quebradiças e queda acentuada de cabelos: consuma diariamente alimentos fonte de Zinco - oleaginosas, grãos como lentilhas, feijões, ervilha, grão de bico; gema de ovo; ostras; camarões ; carnes brancas (frango, pato)

-para alterações do humor e falt de motivação: consuma ômega 3 diretamente ou alimentos que o contenham, como peixes (atum, truta, cavala, sardinha) e Resveratrol (cacau, uvas, vinho tinto -1taça ao dia)

-para alterações digestivas, gazes, fezes mal-formadas, constipação ou diarréia: evite leite e seus derivados ao máximo e consuma fibras com função prebiótica- psyllium, amaranto, linhaça, biomassa de banana verde; algas; e lactobacillus.

-para azia, regurgitação e mal estar após alguns tipos de alimentos: adote o hábito diário de consumir 1 copo de água morna com limão em jejum. A acidez do limão neutraliza e equilibra a acidez do nosso estômago.

-para alergias frequentes, sejam de pele ou respiratórias ou resfriados de repetição: diminua na dieta o leite e seus derivados, diminua o glúten (farinha de trigo, aveia, cevada e malte), e aumente a ingestão de folhas verdes escuras, alimentos crus e orgânicos, sucos, chás detoxificantes (verde, alcachofra, hortelã, dente-de-leão, camomila), pois há grandes chances de seu corpo estar intoxicado, precisando passar por um período de desintoxicação.

-dificuldade de relaxar e insônia: reserve um período do dia para fazer algo que te dê prazer, e de preferência, não relacionado ao trabalho (pode ser ouvir uma música, fazer uma massagem, assistir a um filme, meditar, escrever diariamente suas metas pessoais, tomar um banho relaxante- o importante é aprender a cultivar o Seu Espaço Pessoal todos do dias). Nas 2 horas antes de se deitar, evite o uso de eletrônico: laptop, celulares, TV; eles causam uma super excitação do cérebro inclusive com modificação hormonal, sendo difícil depois fazer com atinja o relaxamento necessário para dormir e descansar de fato. E inclua à noite na sua alimentação carboidratos complexos (ex: arroz integral; pão integral; macarrão integral; batata-doce; mandioquinha)

-oscilações de peso/ dificuldade para emagrecer: diminua o consumo de glúten (trigo, aveia, cevada e malte), pois essa proteína é uma das grandes causadoras de alterações do metabolismo. Consuma diariamente alimentos que acelerem o seu metabolismo: chá verde (feito da erva), gengibre, canela, pimenta-do-reino, e Fibras -3 a 5 porções por dia (verduras; linhaça; chia; frutas).


Dra Thaisa Albanesi SantosPor: Thaisa Albanesi

Responsável pela Medicina Anti-Aging do BuddhaSpa

Médica Clínica Geral com ênfase na Prevenção e Tratamento de

Distúrbios Orgânicos . . .

 

 

 

imagens: photl.com


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