Estresse no trabalho: é possível reduzir!

Atenção aos fatores estressantes que se acumulam ao longo do tempo

Buddha Spa Blog estresse no trabalho

O estresse no trabalho, assunto tão sério que tem provocado mudanças no comportamento das empresas e empregadores.  Você sabia que algumas pesquisas indicam que o estresse atinge 70% (setenta por cento) dos trabalhadores brasileiros?  Uma destas pesquisas foi realizada pela Isma (International Stress Management Association).

Gastamos grande parte da nossa vida no trabalho.  Com o risco de adquirirmos estresse, afetando nosso rendimento e provocando problemas de saúde que ocasionam faltas, os empregadores, além de terem a obrigação legal de garantir que estão colocando em prática medidas para evitar este problema, obtém resultados melhores de rendimento investindo no bem estar de sua equipe de funcionários. Proporcionar maneiras de relaxar, tanto no local de trabalho e na hora do lanche ou almoço é uma excelente maneira de gerenciar o estresse.

Níveis de estresse no trabalho

Uma pequena dose de estresse é suportável e pode, inclusive, agir como uma ferramenta de motivação. Contudo,  quando os níveis de estresse continuam a aumentar de forma acelerada, pode-se tornar perigoso. Como é isso? Quando confrontamos com uma situação estressante, o nosso corpo se prepara para reagir. Durante esta "resposta ao estresse", os hormônios, incluindo adrenalina, são liberados preparando o organismo para lidar com a situação iminente. Uma vez que a ameaça já passou, o equilíbrio do corpo é restaurado. No entanto, para muitas pessoas este não é o caso.

Para alguns, o estresse pode abranger outros aspectos da vida diária. É este efeito prolongado da resposta ao estresse que pode afetar o sistema imunológico do organismo e aumentar o nível de pressão sanguínea, levando a consequências muito graves.

Os sintomas físicos

Entre os sintomas apresentados no estresse do trabalho, relacionamos:

- cansaço excessivo
- distúrbio do sono
- problemas digestivos
- tensão muscular
- tonturas
- dores de cabeça
- palpitações
- batimento cardíaco rápido
- náuseas
- tremor
- dormência
- boca seca
- suor frio
- mãos úmidas
- cólicas abdominais


estresse no trabalho buddha spa blog 2

Somado a isso há também efeitos emocionais e comportamentais, incluindo sentimentos de incapacidade, insegurança, perda de motivação e perda de compromisso, baixa produtividade, má administração do tempo, absenteísmo e aparência desleixada.

O efeito do estresse no trabalho pode levar as pessoas a vícios como álcool ou drogas. Elas podem se tornar agressivas, irritáveis, se relacionando de forma hostil com possíveis explosões de raiva.

Causas do estresse no trabalho

Muitos fatores podem contribuir para o estresse no trabalho e grande parte das vezes é uma combinação de fatores estressantes, que podem passar despercebidos, que se acumulam ao longo do tempo. Em muitos casos, o estresse é o resultado da incapacidade de administrar e controlar determinadas situações.

O estresse pode surgir como resultado da pressão do trabalho, a incapacidade de gerenciar o volume de tarefas e responsabilidades no trabalho, as relações com outros funcionários ou na estrutura organizacional.

Outras causas comuns incluem:

- excesso de pressão do tempo
- carga horária excessiva ou inflexível
- trabalho em muita quantidade
- acúmulo de responsabilidades
- confusão sobre deveres e responsabilidades
- trabalho metódico e cansativo, sem variedade
- treinamento inadequado
- pouca oportunidade de aprendizado para novas habilidades e tarefas
- desiquilíbrio trabalho/vida pessoal
- falta de apoio e falta de contato com os colegas e confusão organizacional, reestruturação, mudança de emprego

Reflexologia no Buddha Spa

Como lidar com estresse no trabalho

Embora seja impossível eliminar totalmente o estresse no trabalho, você, como empregador, pode garantir que o impacto negativo do estresse seja reduzido ao mínimo. Além de propiciar mudanças positivas no ambiente de trabalho e fornecer condições de pausas, relaxar é muito importante para reduzir o estresse em todos os níveis e uma maneira excelente e fácil de conseguir isso é através da massagem.

Pesquisas comprovam que a massagem regular pode reduzir o estresse, aliviar a tensão muscular, acalmar os nervos, melhorar a autoestima  e evoca sentimentos de calma e relaxamento.  Muitas organizações já reconhecem os benefícios e utilizam regularmente os serviços de massagistas   (Quick Massage) permitindo que os funcionários façam uma pausa relaxante para receber 10 minutos de massagem durante o dia de trabalho.

Outra alternativa que alguns empresários estão adotando é procurar parcerias com spas e clínicas que ofereçam descontos, já que o efeito positivo na prevenção do  estresse no trabalho é muito maior a partir de massagens corporais completas pelo menos uma vez por mês.

Se Você, como empregador, não suportar o custo total da massagem regular para seus empregados pode também negociar com os interessados partilhar o custo, já que é interesse de todos eliminar o estresse no trabalho.

E Você, que é funcionário de uma empresa causadora de estresse em sua vida, pode tentar minimizar este problema com pequenas atitudes. Contudo, não pense duas vezes se não tiver outra alternativa a não ser procurar um novo emprego. É difícil, mas vale mais priorizar a saúde e prevenir do que arriscar-se a ter sérios problemas de saúde no futuro.

Por:BCires

Referências/fontes:
http://ezinearticles.com/Kelly Price

http://www.workplace-wellness-massage.com

Crédito imagens: Photl.com  e ©BuddhaSpa


Deixe um Comentário Cancelar resposta
O seu endereço de email não será publicado


RECEBA NOSSOS
INFORMATIVOS

Loja Online

Alerta
Ok
Carregando
Erro

Não foi possível ler a página!