4 dicas para seu regime dar certo

mulher esticando uma calça larga

É muito fácil encontrar pessoas que querem perder peso, buscando fórmulas milagrosas para conseguir resultados que, na maioria das vezes, geram frustração por não serem eficazes. Conforme a Dra Jessica Bartfield, especializada em nutrição e controle de peso no Loyola Center for Metabolic Surgery & Bariatric Care, “perder peso é um dos objetivos mais visados a cada ano, mas apenas 20 por cento das pessoas alcança sucesso na perda e manutenção de peso.”

Emagrecer sem abalar a saúde e manter o peso requer cuidados e orientação adequada de um médico. Ainda assim, muitas vezes o resultado não é satisfatório, o que resulta em desânimo e abandono do regime, gerando ansiedade e frustração.

Mas quais são os motivos que fazem um regime falhar?  

Segundo a Dra. Bartfield,  as quatro principais razões pelas quais muitos tratamentos não geram resultado na perda de peso são:

1. Não calcular corretamente o número de calorias consumidas diariamente

O consumo diário de calorias inclui um cuidado especial com as bebidas, o tamanho das porções, as guloseimas que muitas vezes nem são consideradas (balas, chicletes, chocolate, salgadinhos, etc). Para ter controle exato das calorias, a melhor maneira de adquirir controle é anotar absolutamente tudo que é consumido ao dia, sempre medir as porções dos alimentos e dar preferência aos alimentos mais saudáveis e menos calóricos, principalmente quando a refeição é em restaurantes e lanchonetes.

2. Não considerar corretamente o número de calorias queimadas em atividades físicas

Para perder um quilo por semana seria necessário eliminar em torno de 500 calorias por dia. Na prática, significa executar sessenta minutos diários de atividades vigorosas. Para obter resultados, uma forma mais viável seria aumentar a atividade ao longo de todos os dias, atingindo um total de 30 minutos de exercícios moderados a vigorosos na maioria dos dias da semana. Outra opção é atingir a meta de caminhar 10.000 passos por dia.

3. Não manter o tempo de intervalo correto entre as refeições

Para manter a energia ideal e evitar a lentidão do metabolismo, é preciso manter  um fluxo constante de glicose ao longo do dia. Começando com um café da manhã reforçado, convém intercalar as principais refeições com lanches saudáveis, a cada três horas, fracionando as refeições ao longo do dia. É preciso evitar o espaço de mais de 5 horas sem comer um lanche saudável ou uma refeição para manter o metabolismo estável.

 4. O sono inadequado

Os estudos têm demonstrado que as pessoas que dormem menos de seis horas têm níveis mais altos de grelina, um hormônio que estimula o apetite, principalmente por alimentos de alto teor calórico. Além disso, há alteração nos níveis de cortisol, o hormônio responsável pelo stresse, o que pode levar ao ganho de peso.

Conforme a Dra Bartfield: “as boas práticas de saúde precisam se tornar um hábito regular e um modo de vida.”  A perda de peso está inserida nas questões como qualidade de vida, bem-estar e longevidade. Portanto, o item alimentação, assim como as atividades e exercícios físicos, são fundamentais, não somente para a perda de peso saudável, mas para a manutenção do peso correto.

Fonte: Loyola University Health

Imagens: Petr Kratochvil / Photl.com

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta