Cosméticos e cosmecêuticos - você sabe a diferença?

Siga sempre a indicação de um profissional.

cosméticos e cosmeceuticos

Com tantos gêneros de produtos para a pele disponíveis no mercado hoje, os consumidores e os profissionais de pele são bombardeados com uma multidão de  promessas de eficácia. As opções e categorias são tão diversificadas que fica muito complicado saber qual usar. Mas, surge uma dúvida:  quais realmente agem na nossa pele e podem atuar de forma consiste alcançando resultados? Nós temos no mercado dois tipos básicos de produtos: cosméticos e os cosmecêuticos.

Mas qual é a diferença?

Cosméticos

Os cosméticos são aqueles produtos que se mantém na superfície da sua pele. Sua formulação é básica e eles não passam pelo estrato córneo para acessar as camadas mais profundas da pele e não têm a capacidade real para criar quaisquer mudanças estruturais ou atingir todos os resultados medicinais para o tratar problemas de pele mais agressivos, tais como acne, hiperpigmentação ou sensibilidade grave. Por este motivo, é raro ver este tipo de produto sendo recomendado por dermatologistas, esteticistas e médicos. Além dos produtos para pele, esta categoria inclui muitos produtos de beleza e cuidados pessoais, como xampus, sabonetes, perfumes, desodorantes entre outros. São os produtos encontrados em supermercados, lojas de departamento e incluem muitas escalas de beleza profissionais.

Cosmecêuticos

Esta gama de produtos representa o casamento entre cosméticos e produtos farmacêuticos. Em sua formulação há uma poderosa combinação de ingredientes ativos de produtos cosmecêuticos que realmente melhoram a condição da pele e sua saúde.

Os cosmecêuticos são uma nova geração de produtos criados através de muitas pesquisas e pela engenharia cosmética que começou a surgir no início de 1980. Aproximadamente nesta época, com a descoberta e patenteamento dos alfa hidroxiácidos, os cosmecêuticos passaram a combinar o poder de princípios ativos como ácido glicólico e lático, retinol e antioxidantes para criar resultados duradouros que atingem muito além da superfície da pele. A tecnologia evolui a cada ano e o encapsulamento de ingredientes surgiu, aumeCosmecêuticos 2 - Buddha Spa Blogntando ainda mais o poder dos ativos, permitindo que o resultado seja o mais profundo  e eficaz possível.

Estes produtos passam por estudos científicos e, normalmente, têm funções bem objetivas, como rejuvenescimento, redução de sinais e rugas, foto proteção, eliminação ou tratamento da acne  entre outros. Eles têm a capacidade de corrigir os danos da pele presentes, repor elementos perdidos com o envelhecimento e funcionam também como prevenção.

Com tantas pesquisas e tecnologia cosmecêutica disponíveis ao longo destes anos, boas marcas de produtos passaram a comercializar e vender produtos específicos para a pele e que podem ser comprados sem receita médica. Dependendo da atuação, eles são elaborados a partir de muitos testes, clinicamente documentados.  São verdadeiros  salvadores da pele!

Assim como há uma grande variedade de ingredientes ativos, o mesmo pode ser dito com formulações e opões de marcas e preços, e todos se propõe a atingir verdadeiros milagres. O apelo comercial é muito grande e, na maior parte das vezes, as promessas de resultado são miraculosas.

Antes de colocar todas as suas expectativas em um produto, leve em consideração que os resultados dependem de muitosfatores. É preciso que a utilização seja contínua e frequente, seguindo todas as recomendações do fabricante ou de um profissional da área, é preciso escolher o produto correto ao seu problema, tipo e idade de pele, o produto precisa ter qualidade e conter as porcentagens corretas de princípios ativos para atuar realmente.   Por isso, se você tem alguma dúvida e está em busca de resultados reais,  a recomendação válida é a de sempre: procure a orientação de uma esteticista ou dermatologista para obter a indicação correta de produtos. Uma recomendação básica, mas que pode fazer toda a diferença!

Fontes: www.spabeauty.co.nz  / www.theplasticsurgerygroup.net Por Bcires   Matéria editada - publicada em julho/2012 - Crédito imagens:  Photl.com/Rehople


Deixe um Comentário Cancelar resposta
O seu endereço de email não será publicado


RECEBA NOSSOS
INFORMATIVOS

Loja Online

Alerta
Ok
Carregando
Erro

Não foi possível ler a página!