Fito do Bem

Fito (phyto) significa “vegetal” e terapia (therapeia) quer dizer “tratamento”.

Anterior a 2000 a.C o uso das plantas destinava-se para fins medicinais e rituais religiosos! E há mais de três mil anos os nativos da Ilha de Fiji já usavam a planta Kava kavaPiper methysticum que hoje conhecemos graças aos cientistas alemães que comprovaram os efeitos das propriedades no combate a ansiedade!

Fitoterápico é o termo que se emprega para extratos extraídos a partir de plantas e depois industrializados para xaropes, pomadas, cápsulas, comprimidos etc.

Fitoterapia é o uso mais popular das plantas e chás, cataplasmas, compressas, inalações e banhos. Poucos sabem, mas ela é  considerada uma especialidade da medicina alopática e as plantas somente são empregadas e aprovadas no Ministério da Saúde quando têm comprovação científica. Quando adequadamente aplicada, a fitoterapia pode combater infecções simples, alergias, traumas e disfunções metabólicas.

Entretanto a fitoterapia caseira continua atuando segundo as tradições regionais e crenças. E quando bem praticada proporciona bem estar e auxilia com prontidão alguns males que dispensam nossa ida ao médico, por exemplo, para aliviar a prisão de ventre do bebê, cólica menstrual e outros males um chazinho pode ajudar!

O principal cuidado é quando seguimos com um tratamento cuja intenção é curar determinadas doenças com as ervas medicinais. E aí o dito popular: – “Se bem não faz, mal não faz”. Faz sim! Determinadas plantas podem matar, outras podem não atingir o efeito esperado e confundir a pessoa na cura piorando sua doença.

Qualquer uso para tratamentos da saúde, incluindo os chás medicinais e os fitoterápicos só devem ser consumidom seguindo orientação médica.

Fitoterapia do Bem

Contra-indicações para chás medicinais

– Pessoas com doenças crônicas como os diabéticos, hipertensos, gestantes, idosos e crianças devem prestar atenção às contra-indicações dos chás medicinais. Alguns compostos presentes nas plantas medicinais podem alterar o metabolismo de certos remédios e isso pode reduzir ou aumentar a eficácia dos mesmos. Converse com o seu médico antes para checar se tudo bem.

Pessoas idosas e crianças devem se preocupar com a dose de acordo e se há combinação do chá com a medicação que esta usando no momento.

As gestantes devem tomar cuidado com determinados chás, quando em excesso, podem ser abortivos como a carqueja, a canela e outros.

Para se fazer um bom chá

– Saber a procedência da planta a ser usada.

– Para chás é melhor a planta seca do que fresca, pois algumas propriedades tóxicas aparecem em maior quantidade na planta fresca.

– Os chás podem ser preparados por infusão ou cocção:

Infusão: Aquecer bem a água sem ferver e jogar sobre as ervas, flores ou folhas, abafar por uns 15 minutos. Este processo preserva o sabor e o poder medicinal do chá.

Cocção: Este processo é indicado para raízes, cascas e sementes e consiste em cozinhar por 3 a 15 minutos. Ex: Sementes de ervas doce 3 minutos bastam. Raízes mais de gengibre, a canela e o cravo 15 minutos é o ideal.

Dosagem: 20 gramas de erva por litro de água ou uma colher de chá por xícara, mas esta dosagem pode variar dependendo da planta.

Posologia: – Tomar várias xícaras do chá por dia, de preferência longe das refeições, a não ser que o chá seja para facilitar a digestão.

– Os chás não precisam ser adoçados, mas se preferir pode-se usar o mel no chá já morno para o calor não destruir as propriedades do mel.

– Prepare quantidades para o uso no dia. Mesmo guardado na geladeira após 24 horas o chá fermenta e perde as propriedades.

– Recomenda-se não usar o mesmo chá por tempo prolongado. A cada 30 dias troque por outra planta similar a sua necessidade.

– O ideal é usar recipientes de vidro, barro, louça ou esmalte. Evitar o metal.

Outros usos: – Os chás a base de plantas além de tomados, podem ser úteis para compressas, banhos, gargarejos, inalações e lavagens. O importante são as quantidades da planta para cada uso.

Compressas: – Compressas de chá quente aliviam dores inflamatórias e facilitam a resolução destas inflamações. Neste caso usam-se chás com propriedades anti-inflamatórias.

Chás para males simples e ocasionais  

Escolha uma das opções ou siga as sugestões de misturas. Evite misturar muitas ervas, pois dependendo da mistura pode criar uma intoxicação.

Se os sintomas persistirem procure o médico.

 


Aftas: Chá para bochechar feito com alfavaca

Azia e má digestão: hortelã, camomila, alfavaca, chá verde e gengibre.

 

 

 


Prisão de ventre do bebê: erva-doce ou camomila. E para adultos tem outras opções como à hortelã, alcachofra, camomila, capim limão, cardamomo e a erva-doce

Antioxidante e melhora da Performance diária:

Para 1 xícara misturar 1 colher (de café) de cada: (erva-doce, canela e grãos de mostarda).  Ferver por 3 minutos e tomar pela manhã.

 

 

Dor de cabeça e enxaqueca: Hortelã e gengibre.

Compressa de gengibre:

 

Ralar 150 gr. de gengibre, colocar num saco de algodão, mergulhar em água quente e colocar no local (para reumatismo, coluna vertebral e articulações). Para não correr o risco de irritar a pele, passar um pouco de óleo vegetal ou creme no local antes de colocar a compressa. Faça duas porções, pois enquanto uma aquece a outra fica por alguns segundos no local do corpo a tratar. Duração meia hora.

 


Dores artrite, bursite em fase inicial: 8 sementes de sucupira quebradas e fervidas em 1 litro e meio de água. Cozinhar por 15 a 20 minutos. Esperar esfriar e tomar 1 copo de café a cada 1 hora durante o dia até a hora de dormir. O que sobrar pode guardar na geladeira devido ao tempo do cozimento e a resistência da semente. É necessário cozinhar as sementes em panela de inox. A resina liberada das sementes que ficam impregnadas na panela só sai se passar álcool líquido ou gel e depois sabão.

 

 

 


Insônia: Cardamomo, melissa ou capim-limão.

Irritação e ansiedade: Camomila, capim limão, melissa, manjerona e louro.

 

 


 

 

Retenção de água: Cavalinha

TPM: Cavalinha, camomila e louro.

 

Climatério: 3 folhas de amoreira (Morus Alba) para 1 litro de água. Tomar durante o dia. Ou Chá de folhas de sálvia.

 

Náuseas: Hortelã.

 

Fígado: Dente de leão, chapéu de couro

Refluxo e mau hálito: Chá de zedoária (tomar em jejum e após 2 horas  das principais refeições.

 

 

 

 

 

Cólica menstrual: Louro, camomila, orégano e canela.

 

 

 

 

 Espero que tenham gostado das dicas e que sejam úteis.  Até a próxima!

 

 

www.consultoriadobanho.com.br

Aromaterapeuta, Fitoterapeuta, atua na área desde 1994 . . .

 

 

 

 

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta