Suplemento Esportivo – somente com orientação!

Cada vez mais popular entre os praticantes de atividades físicas, porém ainda sem o conhecimento adequado da maioria, os suplementos nutricionais têm seu papel de relevância e importância no meio não competitivo e agora são os ?queridinhos? da vez das salas de musculação. Mas  quem pode usar e o que usar?


Isso reflete a falta de discussão sobre este assunto, muitas vezes  marginalizado por uma imagem preconcebida de que tais substâncias são maléficas, ou servem apenas para objetivos puramente estéticos, ou ainda, são associados com anabolizantes hormonais  (conhecidos como ?bombas?). Por isso, de uma vez por todas, essas imagens tem que ser desmistificadas, pois grande parte dos suplementos hoje no mercado envolvem não apenas o aumento da síntese proteica; mas também reforçam todo o sistema imunológico (muito debilitado em praticantes contínuos de atividades físicas de alto impacto, devido ao excesso de radicais livres). Eles repõem aminoácidos essenciais ao organismo e que somente conseguimos obter através de uma dieta balanceada diariamente; aumentam a produção do organismo de antioxidantes, combatendo assim o envelhecimento precoce e o aparecimento de doenças; fornecem proteínas de alto valor biológico, que evitam a perda muscular quando não ingerimos quantidades suficientes de proteínas na dieta e a perda muscular natural do processo de envelhecimento, entre outras funções.

Mas é muito importante citar que o abuso de tais substâncias ou a não necessidade delas no organismo também acarreta prejuízos.


De um modo geral, quem pode se beneficiar da suplementação?


– praticantes de musculação, geralmente acima de 3 vezes por semana

– praticantes de atividade física no geral que têm, constantemente,  quadros de gripes, rinites, sinusites;

– corredores e praticantes de maratonas e circuitos;

O que usar:

proteína de alto valor biológico, imediatamente após treinos de força, para suprir as necessidades das células musculares que iniciarão a síntese proteica. Exemplos: whey protein isolate; whey protein concentrada; albumina

bcaa (aminoácidos de cadeia ramificada): são essenciais ao organismo, pois não os fabricamos e auxiliam em todo o processo de síntese proteica e força muscular, sendo de grande importância a todos praticantes de musculação em geral. Melhor absorção e uso: 1 hora antes da musculação (1 dose) e imediatamente após (1 dose).

glutamina: outro aminoácido e que tem uma função particular de auxiliar todo o sistema imunológico, sendo muito útil para praticantes que encontram-se constantemente gripados ou com processos alérgicos. Dose: 5g após a atividade física.

creatina: é um excelente suplemento esportivo, principalmente para praticantes de musculação que desejam aumentar seu rendimento no treino e o aspecto muscular. Para vegetarianos, por exemplo, é imprescindível o uso de creatina, pois eles tem um déficit grande desta substância. Porém, as doses devem ser ajustadas personalizadamente e usadas por períodos curtos, pois após 30 dias de uso, ela não exerce mais nenhum efeito no músculo.

O que é importante saber:

Os suplementos nutricionais, como o próprio nome já diz, são apenas ?complementos? alimentares, devendo-se ter em mente que a alimentação rica em vegetais, alimentos crus, verdes, frutas, proteínas com pouca gordura, carboidratos de baixa carga glicêmica, gorduras ?boas? (mono e poli-insaturadas), tem que ser a base. Os suplementos devem entrar apenas para fortalecer isso no nosso organismo, potencializando os efeitos da atividade física. Mesmo porque, de nada adianta fazer exercícios e suplementar se não houver substrato para o corpo, ao longo do dia, realizar todas as suas funções. E a suplementação, de forma alguma, deve ser generalizada para todos, uma vez que cada organismo tem a sua particularidade, o seu nível de necessidade. O que é benéfico para uns, pode trazer intolerâncias e até alterações para outros, e  todos os excessos podem acarretar desde ganho de peso excessivo até toxicidades. Por este motivo, um acompanhamento personalizado é necessário em todos os casos.

 

 

  Médica Clínica Geral com ênfase na Prevenção e Tratamento de Distúrbios Orgânicos. . .

 

 

 

 

 

Imagens: Photl.com

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta