O que é realmente o Yoga?

O ser humano está acostumado e foi estimulado a buscar a realização fora de si. Vivemos num mundo que nos condiciona a acreditar que realizações externas podem nos preencher e satisfazer. É claro que o equilíbrio externo é importante e viver uma Boa vida é fundamental. O que desequilibra é a forma como o ser humano vive essa busca.

O sistema em que vivemos nos cobra constantemente algo que temos que construir lá na frente. Projetando tudo para o amanhã e a visão de realização fica para o depois. Isso nos projeta para fora do tempo e o presente se torna sofrimento e angústia. A realização fica distante e ficamos esperando uma situação futura para sermos felizes. Na maioria das vezes, esforçamo-nos em atingir o que sempre parece que está além de nosso alcance. Vivemos em um constante “fazer” em vez de “ser”, e sentir o aqui e agora se torna um desafio.

O equilíbrio interno e externo só acontecem no Aqui e Agora.

Na integração dessas forças. O Yoga, há milhares de anos, ensina o caminho do equilíbrio através da União entre o que já está dentro e fora. O presente é o momento real.

O Yoga diz: sente o aqui e agora.

Tudo já está aqui. Tudo está em você e você já é Tudo. Para quê tantos compromissos e tanta agitação? Isso tudo tira você do presente. Liberte-se de tantos sonhos, pois eles projetam sua felicidade para o futuro. Você já É e você precisa descobrir isso. E quando o ser humano relaxa de sua busca constante e se sente, medita e ouve a si mesmo, faz contato. Tudo muda. Você descobre riquezas tão grandiosas e não precisa de mais nada. O Universo é todo seu.

Na visão do Yoga esse momento de total integração, de união, de iluminação recebe o nome de “samadhi“. Parece algo tão distante, mas não é. É o teu presente, o teu agora que você vive plenamente. Está aí o tempo todo… sente a perfeição.

Todos os dias, olhe para você e veja se você está desperto. Presente. Volte-se para si mesmo e procura observar. Busca seu centro e sente se você está no Agora. As forças do Universo sempre conspiram pela sua felicidade. Não permita que o desejo afaste você de senti-la. Tudo tem um momento para chegar até você e quando você se esvazia, se acalma e confia, você abre espaço, se liberta e encontra uma nova direção e dá um novo sentido para a sua vida aqui na Terra.

Viva com sabedoria cada momento da sua existência.

Tenha projetos, mas não torne-se escravo deles. Liberte-se dessa programação de vida criada por uma sociedade manipuladora. Ouve e sente o que é melhor para você e desperta toda a sua potencialidade. Direciona sua energia para tudo aquilo que é útil e construtivo. Equilibrando-se com seu mundo interior e com o mundo exterior, tudo se harmoniza. E o Yoga, a verdadeira União se faz presente em sua vida.

Namastê!!!!

 

www.criaryoga.blogspot.com   

Instrutora de Yoga há mais de 20 anos com formação na Escola Aruna; Pós-graduação em Yoga pela UNIFMU. . .

 

 

Crédito imagens: cc Dennis Yang

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta