Vitaminas - para a saúde e a beleza

Cansaço, queda de cabelo e pele sem vida podem ser sinais de falta de vitaminas. Aprenda o que elas fazem pela sua saúde e em quais alimentos podem ser encontradas.

Vitaminas dietaCansaço, queda de cabelo e pele sem vida são sinais de que algo não vai bem com seu corpo. Nesta caso sempre é indicado ivestigar se pode ser falta de alguma vitamina. As vitaminas têm uma importância fundamental na vida moderna. São compostos orgânicos necessários à manutenção da vida. Funcionam como enzimas para regularizar a liberação de energia dos alimentos, bem como para formar e manter os tecidos do corpo. Algumas vitaminas possuem efeito antioxidante: E e C.

As vitaminas não engordam e não são produzidas pelo organismo. Assim, suas únicas fontes são os alimentos e as vitaminas comercializadas em cápsulas, tabletes e outras formas, e que podem ser um complexo, com todas as vitaminas necessárias diariamente ou individuais, cápsulas de cada vitamina.

As vitaminas em cápsulas devem sempre ser muito bem conservadas, protegidas do calor, luz e umidade. As mulheres grávidas e as lactantes têm maior necessidade de vitaminas A, C, B2, B1, B12, ácido fólico e dos minerais cálcio, ferro magnésio e fósforo.

O consumo de álcool diminui a absorção de vitaminas, principalmente C, B1, B6 e ácido fólico. Um cigarro destrói cerca de 25 a 100mg de vitamina C.

Uma dieta de emagrecimento bem feita é mais difícil do que se supõe. Ao eliminar certos a alimentos da dieta, pode-se facilmente estar rompendo o equilíbrio do consumo de vitaminas e minerais.

As vitaminas têm importantes funções na cosmética: as vitaminas A, E e o Pantenol atuam diretamente na saúde da pele, cabelos e unhas. É possível ter excesso de peso e falta de vitaminas porque os alimentos altamente calóricos nem sempre são boas fontes de nutrientes.

Vitaminas dieta bAs vitaminas não substituem os alimentos, não substituem proteínas, carboidratos e outros nutrientes. Comparadas com estes nutrientes, sua quantidade é pequena no organismo, mas a deficiência de uma só delas pode desequilibrar todo o organismo.

É possível saber se a ingestão de vitaminas está sendo insuficiente através de sintomas e de exames laboratoriais. Mas as insuficiências vitamínicas se instalam lenta e progressivamente. Nas fases iniciais não causam sintomas evidentes. Existem 13 vitaminas essenciais, com uma ou mais funções específicas no funcionamento do organismo e a ausência de uma delas pode causar deficiências específicas.

A seguinte tabela poderá ajudá-la a contolar a saúde da sua pele e do seu corpo através da ingestão de vitaminas:

Vitamina A

Forma: ocorre em duas formas - o retinol, encontrado em alimentos de origem animal e o caroteno ou provitamina A, encontrada tanto em alimentos de origem animal como vegetal.

Funções: auxilia em tratamentos relacionados à visão, auxilia no funcionamento do sistema imunológico e portanto na prevenção de infecções, mantém a saúde dos tecidos e da pele, promove o bom crescimento dos cabelos, unhas e dentes, auxilia no tratamento da acne e outras doenças da pele.

Deficiência: cegueira noturna, pele áspera e seca, dificuldade de visão com luz forte

Fonte: óleo de fígado de bacalhau, fígado, cenoura, vegetais verde escuro, leite e frutas amarelas.

 

GrãosVitamina B1 (Tiamina)

Funções: promove o crescimento, auxilia na digestão, especialmente de carboidratos, manutenção do tecido nervoso periférico e dos músculos

Deficiência: perda de apetite, fraqueza geral e causa a doença beriberi.

Fonte: cereais, grãos integrais, carnes de porco, boi e aves, vegetais e leite.

 

Vitamina B2

Funções: ajuda o organismo a metabolizar carboidratos, gorduras e proteínas, melhora a pele, unhas e cabelos, auxilia no crescimento e reprodução.

Deficiência: lesões ao redor da boca, nariz e olhos, diminuição da resistência aeróbica.

Fonte: leite, fígado, fermento, ovos, queijo, vegetais verdes, carne magra, peixe e cereais integrais.

 

Vitamina B3

Funções: essenciais para alguns processos metabólicos, incluindo a conversão de alimentos em energia, a síntese de gordura.

Deficiência: problemas de pele, dermatite.

Fonte: carnes magras, peixe, cereais integrais, fermento, germe de trigo, queijo, leite, amendoim e ovos.

 

Vitamina B6

Funções: auxilia no metabolismo dos aminoácidos e gorduras, ajuda a prevenir problemas do sistema nervoso e da pele, alivia náuseas, reduz as cãimbras noturnas.

Deficiência: insônia, depressão, anemia, dermatite seborréica.

Fontes: salmão, fígado, nozes, amendoim, banana, uva, cenoura, ervilha e carnes.

 

Vitamina B5 ou Ácido Pantotênico

Funções : fundamenatl para a formação de hormônios e outras substâncias que regulam o sistema nervoso, reduz os efeitos tóxicos de alguns antibióticos

Deficiência: fadiga, dores de cabeça, hipoglicemia, insônia, dores musculares, depressão.

Fontes: carne, grãos integrais, germe de trigo, aveia, fígado, vegetais verdes, nozes, fermento e quase todos os alimentos.

 

Vitamina B12 (Cobalamina)

Funções: necessária ao desenvolvimento das células vermelhas, prevenindo a anemia, aumenta a energia, mantém o sistema nervoso saudável.

Deficiância: anemia, problemas neurológicos.

Fonte: fígado, carne de porco, ovos, leite, queijo, peixe e moluscos.

 

AbacaxiVitamina H (Biotina)

Funções: importante no metabolismo intermediário de carboidratos, lipídios e proteína, assim como na síntese do ácido ascórbico e na manutenção da saúde da pele.

Deficiência: leves distúrbios da pele, anemia, depressão, insônia, cansaço e dores musculares.

 

Vitamina C  (Ácido Ascórbico)

Função: importante para a produção de colágeno, o chamado "cimento" intercelular que estrutura os músculos, tecidos vasculares, ossos e cartilagens. Atenua a ação deletéria do colesterol no organismo. Previne infecções virais e bacterianas. Potencializa o sistema imunológico.

Deficiência: cansaço geral, queda de resistência e gengivite.

Fontes: frutas cítricas, vegetais verdes, melão, manga, morango, tomate, batata, feijão, pimenta e acerola.

 

Vitamina D

Funções: regulariza o metabolismo do cálcio e do fosfato, necessários para o desenvolvimento de ossos e dentes sadios. Em conjunto com a vitamina A e C pode ajudar na prevenção de gripes.

Deficiência: ossos e dentes frágeis, raquitismo, deformações na coluna vertebral, osteoporose senil.

Fonte: óleo de fígado de bacalhau, sardinhas, salmão, atum, leite, manteiga e sol, que estimula a sua produção pelo organismo.

 

Vitamina E (Tocoferol)

Funções: retarda o envelhecimento celular causado pela oxidação das células. Atua em conjunto com a vitamina A, alivia a fadiga, acelera a cicatrização de queimaduras e renovação da pele.

Deficiência: destruição das células vermelhas, degeneração muscular, anemia e problemas de pele.

Fonte: germe de trigo, nozes, soja, couve, espinafre, farinha de trigo, trigo integral, ovos e óleos vegetais.

 

salada verdeVitamina K

Funções: anti-hemorrágica, necessária para a coagulação do sangue.

Deficiência: colites e raramente hemorragia.

Fonte: vegetais verdes, iogurte, alfafa, gema de ovo, óleo de soja, frutas e peixes.

 

Ácido Fólico

Funções: essencial para a síntese de ácidos nucleicos e para o metabolismo de certos aminoácidos. Pode retardar o aparecimento de cabelos brancos quando utilizado em conjunto com ácido pantotênico.

Deficiência: anemia e distúrbios intestinais.

Fonte: fígado, vegetais verdes, levedura de cerveja, trigo, amêndoas, amendoim, centeio, gema de ovo, abacate e cenoura.

Agora que você aprendeu um pouquinho sobre a importância de cada vitamina, coloque em prática uma das mais comentadas informações sobre a dieta alimentar saudável: pratos coloridos, variedade de legumes, frutas e verdura. Com certeza é o equilíbrio desta aliementação que ajudará a manter seu organismo mais saudável, refletindo diretamente na sua beleza.

 

Até a próxima!

 

Ala SzermanPor: Ala Szerman

Pioneira na implantação da ginástica aeróbica no Brasil e fundadora do. . .


Deixe um Comentário Cancelar resposta
O seu endereço de email não será publicado


RECEBA NOSSOS
INFORMATIVOS

Loja Online

Alerta
Ok
Carregando
Erro

Não foi possível ler a página!