Água mineral, por favor!

água - por patricia cerqueiraÉ provável que você tenha lido e ouvido diversas vezes sobre a importância da hidratação. Houve um tempo que os especialistas recomendavam a ingestão de 2 litros de água por dia. Com a profusão de lançamentos de bebidas não-alcoólicas, o discurso dos profissionais mudou para: ?o ideal é consumir cerca de dois litros de líquidos por dia?. Dá para entender que dessa sutil mudança podemos variar a nossa ingestão com café, chá, sucos, águas adoçadas, leite, refrigerante.

Ok, variar sempre é bom para sair da monotonia. Mas eu continuo na década de 80 e levando a sério a recomendação daqueles tempos: consumir água, no máximo chá (sem açúcar e sem ser o tipo mate), o máximo possível. Isso porque a água é a melhor entre todas as bebidas.

Segundo Ellie Krieger, uma das mais badaladas nutricionistas americanas do momento, a água além de ser absorvida rapidamente, é livre de calorias e muitos estudos têm mostrado que ela tem uma vantagem sobre outras bebidas quando se trata de prevenção de doenças.

Para Ellie, o ideal é obter pelo menos metade das necessidades diárias de líquidos na forma de água. ?Para as mulheres, são cerca de 5 xícaras por dia, e para os homens, sete xícaras por dia?, escreveu Ellie recentemente. Ela leva em conta a recomendação da Academia Nacional de Ciências (Food and Nutrition Board) que orienta os homens a consumir ao menos 13 xícaras de líquidos (e não apenas água) por dia e as mulheres, no mínimo nove copos por dia.

(Fiz uma medição da quantidade de água que cabe em uma xícara: deu cerca de 150 ml. Ou seja, o total a ser consumido pelas mulheres fica em cerca de 750 ml de água. Os homens, 1.050 ml. Fácil de alcançar? Não! Ah, importante dica da Ellie: não espere sentir sede para beber água.)

 

Patricia Cerqueira

Por: Patrícia Cerqueira

Com 16 anos de experiência no jornalismo . . .

 

Imagem: Photl.com/Ti Nv


Deixe um Comentário Cancelar resposta
O seu endereço de email não será publicado


RECEBA NOSSOS
INFORMATIVOS

Loja Online

Alerta
Ok
Carregando
Erro

Não foi possível ler a página!