Fatores que estressam as mamães e como reduzi-los

Tempo para ser mãe, sem descuidar de ser mulher.

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As crianças trazem alegria, amor para as nossas vidas. Não há vínculo mais profundo do que entre mãe e filho. No entanto, com o compromisso de cuidar de outro ser humano, da infância à idade adulta, vem uma carga adicional de estresse que acompanha  a maternidade. Embora cada mãe encare os fatores estressores de forma individual, alguns são praticamente universais. Os principais causadores de estresse mais comuns a todas são:

Falta de tempo:  Com todo o cuidado e carinho que as crianças precisam, bem como as outras tarefas pessoais, sejam profissionais ou na casa, a maioria das mães reclama de falta de tempo. Quer seja para cuida da casa, para brincar com as crianças e, principalmente, tempo para si mesma. Simplesmente não há horas suficientes no dia para fazer tudo o que elas precisam ou gostariam de fazer.

Finanças:  Seja pelo valor pago ao berçário, para uma babá, alimentação e roupas, cuidar de crianças custa caro. À medida que elas crescem até o ponto da faculdade, cada criança representa uma grande pressão sobre orçamento de uma família.

Demandas de Relacionamento:  Como as mães investem muito tempo na relação com seus filhos, às vezes, as outras relações ficam de lado, especialmente quando os filhos são jovens e precisam de mais atenção. Mães de crianças pequenas muitas vezes se sentem divididas entre atender às necessidades de seu pequeno e ainda ter a energia para estimular a conversação, tempos lúdicos e até mesmo sexo com o marido. Surge uma grande dificuldade em ter tempo suficiente para os amigos. As mães solteiras ou separadas podem enfrentar tudo em um grau ainda maior, especialmente quando querem namorar e encontrar um novo parceiro.

Instintos protetores:  a responsabilidade de cuidar de uma alma jovem e vulnerável até a idade adulta faz com que muitas mães sintam que o mundo é mais perigoso do que parecia antes. Desde quando seus bebês sobem em todos os lugares e insistem em colocar tudo na boca até quando eles se tornam adolescentes e começam a sair à noite e dirigir, há uma infinidade de perigos. As mães também se preocupam com o comportamento dos filhos e com o convívio social, o que torna cada novo estágio de desenvolvimento um grande desafio.

Auto-questionamento:  Há também o temor que muitas mães têm de não estarem fazendo um bom trabalho. Como cada criança tem características únicas de temperamento, necessidades e peculiaridades, e porque as crianças crescem e mudam o tempo todo, é impossível saber se estão agindo da forma correta. Isso significa que as mães estão constantemente avaliando o que estão fazendo, procurando orientação de especialistas e tentando fazer sempre o melhor. Muitas vezes, superam as crises e contornam os problemas para ir resolvendo o que ocorre ao longo do caminho. Então o estresse aparece em parceria com o medo de cometer erros.

Tempo para si mesmas:  muitas mães têm dificuldade em reservar tempo e poupar energias para cuidar de si mesmas. Poucas conseguem se render aos tratamentos de um spa, cabeleireiro, atividades de enriquecimento pessoal e até mesmo lazer, pois as responsabilidades de uma mulher se multiplicam com a maternidade. Todas as pessoas precisam de tempo para refletir, pausar, ler e cuidar de si mesmas para encontrar o equilíbrio para estar em condições de cuidar dos outros.

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Então, diante de todas as exigências estressantes da educação dos filhos, como uma mãe pode manter a sanidade e a serenidade?

Se você se identifica com esta matéria, relacionamos uma lista de tarefas que podem ajudar a reduzir os fatores estressantes em sua vida e podem ajudá-la a ser uma mamãe mais equilibrada e feliz.

1. Encare o estresse

Inicialmente é importante descobrir o que causa mais estresse em sua vida. A maneira mais fácil de identificar é fazer uma lista de todas as coisas com que você se preocupa ou teme. Considere não apenas o problemas que estressam, mas todos fatores como por exemplo, o fato de se atrasar para o trabalho porque é difícil vestir e cuidar do seu bebê pela manhã. Ou, talvez você seja uma pessoa  que rende mais pela manhã  e à noite não consegue ajudar com a lição de casa das crianças. Ou talvez você fique chateada facilmente quando está cansada ou com fome. Quaisquer que sejam as questões, identificá-las é o primeiro passo para lidar com o estresse em sua vida cotidiana.

 2. Priorize

Uma vez anotadas todas as coisas que causam estresse ? e a lista pode ser muito longa - você está pronta para priorizar os itens. Primeiro, agrupe-os pelo grau estressante que têm para você. Que coisas são estressores menores e quais realmente causam uma angústia maior. É impossível eliminar por completo o estresse de sua vida - e uma pequena dose de estresse até é saudável - mas você pode identificar em quais áreas você pode remover ou reduzir a preocupação em sua vida.

Em segundo lugar, é preciso priorizar os itens de sua lista. Se você está estressada pelo fato de estar em tratamento médico ou envolvida temporariamente com uma nova atividade na empresa que absorve mais sua energia, você pode pedir ajuda a um parente ou contratar alguém provisoriamente para ajudar nas tarefas. Se banheiros e a faxina deixam você maluca, você pode encontrar alguém para fazer ajudar essa tarefa. O importante é pedir ajuda. Certifique-se que os fatores estressantes são realistas - só porque seu marido não dobra as toalhas da mesma forma que você, não significa que você não pode delegar a tarefa da lavanderia para ele.

3. Livre-se do estresse

Não parece fácil, mas preciso tentar! Olhe para a sua lista racionalmente e identifique algumas das coisas que lhe causam mais estresse e que entenda que você não é a única pessoa que pode contornar o problema. Avalie se existem coisas que você pode se livrar definitivamente. Se não, procure por itens que você pode pelo menos delegar parcialmente. Seja criativa. Você pode comprar lanches prontos para seus filhos em vez de prepará-los diariamente? Se as suas manhãs são muito agitadas, talvez você possa verificar a possibilidade de uma carona ou transporte escolar para levar seus filhos para a escola. Se você não consegue se livrar de coisas que já estão na sua vida, pense sobre como dizer não para algumas delas e evite compromissos futuros. Dizer "não" quando alguém pede para algo que ocupará o seu tempo pode fazer uma grande diferença em como você administra seu tempo.

4. Alimentação

Além de eliminar ou reduzir os piores fatores de estresse e afaste-o mantendo a boa saúde. Saltar refeições ou não dormir o suficiente podem não ser a causa do seu estresse, mas certamente contribuem para deixá-la mais vulnerável.  Certifique-se de cuidar de si mesma, fisicamente, emocionalmente e espiritualmente. Comer alimentos saudáveis ??e nutritivos evitar lanchinhos rápidos. Procure a energia com grãos integrais, frutas e vegetais frescos e proteínas magras que ajudarão a  mantê-la pronta para a ação. Muitas vezes, como você se prepara para enfrentar o estresse é mais importante que o estresse propriamente dito.

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5. Exercícios e hábitos saudáveis

 Outra ótima maneira de aliviar o impacto negativo do estresse em sua vida é fazer exercícios. Você não tem que correr maratonas para obter benefícios. Fazer caminhadas, nadar, movimentar-se, andar de bicicleta e outras atividades moderadas feitas regularmente podem melhorar drasticamente a sua condição física, assim como os níveis de energia e contribuir para uma sensação de bem-estar emocional. Além de evitar doenças, as mães que comem bem, dormem  o suficiente e, de outras formas, cuidam bem dos seus corpos experimentam maiores níveis de energia, níveis mais baixos de estresse e bons sentimentos de autoestima. Na verdade, algumas formas de exercício, quando praticados com os filhos pode ser uma atividade divertida e todos recebem os benefícios. Se você não consegue dormir o suficiente todas as noites, tente praticar ioga, meditação e atividades que ajudarão a manter a calma e controlar melhor as situações estressantes. Uma outra boa opção é a massagem, pois o  relaxamento nos  músculos age e afeta positivamente o seu equilíbrio geral.

6. Encontre apoio emocional

Claro que você não conseguirá remover todo o estresse da sua vida, mas muitas vezes você pode aliviar a carga apenas falando sobre isso. Se você conversar com as amigas de confiança, membros da família ou um profissional de saúde mental, discutindo as dificuldades que você encontra ajuda e é muito útil para muitas mulheres. Partilhar não apenas os problemas que enfrentamos, mas os sentimentos que surgem em consequência.

7. Reserve tempo para si mesma

Muitas vezes parece impossível separar algum tempo para seus próprios interesses. Algumas mães são tão ocupadas que nem se lembram dos seus próprios interesses. Mas é fundamental poder se afastar-se das obrigações do trabalho e da família, ocasionalmente, e fazer algo apenas para você mesma. Reserve que seja pelos menos 15 minutos a cada dia para um passatempo,  ou apenas para encontrar o silêncio com um livro ou um banho demorado, para meditação, é este um fragmento de tempo que a ajudará a ser uma mãe feliz, mais saudável e melhor esposa, com mais rendimento no trabalho. Planeje uma fuga durante a noite para estar com as amigas ou algumas horas no salão de beleza ou no spa.

 

Mamães reduzir estresse Buddha Spa Blog 4E, finalmente: aprenda (mesmo)  a dizer não

 A maioria das novas mães se depara com diversas pessoas dizendo-lhes o que devem fazer para melhor cuidar de seus pequeninos, e os conselhos que recebem, eventualmente, se transformam em uma série de novas exigências cotidianas que ocupam o tempo. Se uma mãe não aprende a se organizar, pode acabar gravemente sobrecarregada. Aprender a dizer não é uma habilidade que todas as mães devem praticar para desenvolver a sanidade de sua família e sua própria.

Seja sempre um ótima mãe, mas acima de tudo, busque o seu equilíbrio e o seu bem-estar para estar preparada e  completa para ser sempre muito feliz!

 

 

Referências: About.com / Googobits.com

Crédito imagens:
Foto 1 - stock.xchng/coachen
Foto 2 -stock.xchng/vancity 197
Foto 3 - Arquivo Buddha Spa

Foto 4 - internet

Por. BCires


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