O caminho de Santiago de Compostela

catedral de santiago de compostela

Muitos fazem o famoso caminho a pé, outros optam pela pedalada. O Caminho de Santiago de Compostela fica na divisa entre França e Espanha e milhões de pessoas percorrem todo ano os mais de 800 quilômetros . A pé o desafio é terminar o caminho em 30 dias, de bike em 15 dias.

Muitas pessoas fazem o caminho com intuito religioso, alguns para testar seus limites. Independente do seu objetivo, esse é um roteiro que tem que entrar na sua lista de viagem.

Muita beleza no caminho

O Caminho de Santiago passa por regiões lindíssimas: Navarra, La Rioja, Castilla y Leon, por igrejas e monumentos históricos construídos no século IX. Há também trilhas com muita paisagens das montanhas, praias, passando por  plantações de uva, trigo e girassol.


Segurança

Muito importante programar um roteiro de aventura onde encontramos segurança, assim sua viagem será tranquila e um sucesso. No caminho de Santiago é assim, o percurso é muito bem sinalizado e o peregrino não divide o mesmo espaço com os veículos.

Para encarar a pedalada, claro não se pode esquecer de algo importante; é preciso estar sempre muito bem alimentado. Dizem que a comida é rica em vitaminas e sabor. O cardápio vai se alterando conforme a região.

Em geral, a refeição é composta de uma entrada, um prato principal, uma sobremesa, pão à vontade e uma bebida. A refeição custa entre 10 e 15 euros.

Custos

A média que se gasta por dia durante o percurso é de 70 a 130 reais. Os albergues paroquiais, municipais e os particulares, são bastante econômicos (em torno de 5 a 10 euros). Dão direito a banho e uma cama para dormir. Mas a prioridade de vagas são para os que estão a pé, depois sim, aos que estão de bicicleta.

O caminho de Santiago de Compostela não é apenas uma aventura, é um encontro com você mesmo, você supera seus desafios, supera seus limites, conhece outra cultura e conhece pessoas do mundo todo.

No site www.caminhodesantiago.org.br você encontra dicas de preparação, mapas dos caminhos, detalhes sobre a credencial do peregrino, albergues e muito mais.

Se você já fez esse roteiro, conte pra gente!

Por: Eliana Malizia

Personal Trainer,  com especialização em preparação física e Atletismo. . .

Imagens: cc Flickr/Robert  ccFlickr/colorguz

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta