Joanópolis ? a capital do lobisomem

Joanópolis Eliana Malizia 2Rumo ao charmoso destino

Joanópolis, a "Capital do Lobisomem", fica na divisa entre São Paulo e Minas Gerais, aos pés da Serra da Mantiqueira. Cercada pelas exuberantes montanhas da Serra do Lopo, alterna-se entre vales e morros por onde correm riachos que formam belas cachoeiras.

A cidade é pequena com cerca de doze mil habitantes. Interessante é o mistério que a circula: lendas e histórias sobre lobisomem. Alguns juram ter visto o tal bicho! Curiosa fiquei, mas deixei pra lá! Cheguei mesmo para curtir a natureza e o hotel sem essa coisa de medo...

Sai de são Paulo com sol raiando, segui a Fernão Dias para chegar ao meu destino. Chegando a Joanópolis, fui em busca da estrada sertãozinho (perfeita para trilheiros). O caminho inicia-se logo ao lado da praça do centro da cidade. Depois de 18 km de estrada de terra com lindas paisagens e um tanto de cuidado com a drag nos buracos e pedras, cheguei ao hotel Ponto de Luz. Ainda não imaginava o paraíso que me esperava.

Ponto de luz, meditação, charme e romance

Joanópolis eliana malizia 4Se você pensa que é um simples hotel, está enganado! Hotel Ponto de Luz é um SPA holístico. É um lugar ideal para descansar, repor as energias, meditar, praticar atividades saudáveis e buscar o autoconhecimento.

No hotel foi onde passei maior parte do tempo. Esperei a chegada do namorado que foi de carro ao meu encontro. O hotel pede uma boa companhia, lugar perfeito para casal. Quer surpreender sua gata com um lugar charmoso e calmo? Achou o lugar certo. Dormíamos e acordávamos ao som da cachoeira.

O hotel nos leva à boa mesa; café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar com buffet repleto de produtos de culinária saudável e bastante apetitosa. Parte da saborosa alimentação é feita com vegetais colhidos frescos na própria horta.

Joanpiolis eliana malizia 5Não há necessidade de sair do Hotel. Lá você faz caminhadas até lindas quedas de cachoeiras. Presenteiam-se com o belo visual das montanhas que se vê da pedra preta, piscinas a céu aberto e aquecida (coberta), quadra de vôlei de areia, campo de bocha, espaço para oficina de artes, salão para atividades de meditação e corporais, living com lareira e lojinha de produtos artesanais. Ótima opção para que os mais alternativos visitem o colorido Templo Indiano, o labirinto em espiral, a horta, o herbário e o sombreado e fresco bambuzal. joanopolis eliana malizia 7Faça sua meditação. Eu fiz! A boa notícia para os mais preguiçosos é que se conhece tudo isso caminhando muito pouco.

A dica para casal é relaxar com um banho de ofurô, com óleos afrodisíacos a luz de velas e som tranquilo ao fundo. Da pra imaginar?

Sempre chega a hora

Fato, sempre chega a hora de voltar, mas a volta pode ser divertida também. A estrada que leva até o centro é caminho para visita r o cartão postal de Joanópolis, a cachoeira dos Pretos. Uma das maiores do Estado de São Paulo, oferece uma visão que impressiona com sua paisagem formada por 154 metros de qu eda. A área ao red or é parque de ave nturas, com arvorismo, rapel, boia-cross e trilhas. A cachoeira lhe permite um belo banho de despedida. E que bela despedida eu fiz.

Joanópolis - Eliana Malízia 1No centro da cidade. Parada obrigatória de sempre é conhecer a praça do centro, fazer fotos na igreja matriz. Fomos conhecer o Empório da cachoeira, boa alternativa para comprar guloseimas, queijos, vinhos, suvenires, bonequinhos de lobisomem, cachaças do personagem. Ah,  sempre cabe uma coisinha a mais na bagagem!

Para aqueles que buscam o equilíbrio e o sossego, vale muito a pena conhecer Joanópolis. Adoramos! Voltamos purificados e cheios de energia para enfrentar o ritmo acelerado da cidade grande. E sem lobisomem!!

Minhas dicas:

Outras opções de passeio:

Cachoeira das Bruxas

Joanopolis eliana malizia 3Uma queda d'água que percorre uma enorme pedra de granito, lugar acidentado, permite banho num pequeno lago. Suas águas descem por um vale de pedras até o rio Cachoeira, onde muita gente jura ter visto a Cobra Grande (sucuri de 12 m).

A Represa Jaguari

Faz parte do Sistema Cantareira que abastece a zona norte da Capital de São Paulo e algumas cidades próximas.

Pico do Selado

2070 m de altitude. Na divisa entre Joanópolis e Monte Verde esta montanha é um grande desafio. Sua altitude elevada pode te exigir até 5 horas caminhando para alcançar o Pico.

Joanópolis  eliana malizia 6Dica para trilheiros:

Para quem gosta de estrada de terra, pode se aventurar pelas estradas que ligam Joanópolis ao sul de Minas Gerais, além, é claro, da belíssima estrada que vai para São Francisco Xavier. A aventura pode começar por estradas de Piracaia, passando pelo bairro da Cachoeira dos Pretos, indo pelo Retiro, chegando a São Francisco. Alguns trechos lembram regiões européias. Dizem.

Onde ficar: Hotel Ponto de Luz

Estrada de terra de 18 km para chegar. Para quem vai de moto custom a dica é deixá-la em um estacionamento gratuito no posto de gasolina Monza (centro da cidade), pegar um táxi até o Hotel (R,00).  Lá se faz tudo a pé. O hotel tem uma van que te leva de volta ao centro da cidade para apanhar tua motocicleta.

www.hotelpontodeluz.com.br
Estrada Sertãozinho, s/n. Joanópolis - São Paulo - SP

(11) 4539 3112 (ou finais: 9382, 3226, 4075, 9358)

Fonte: Rota do Charme ? Revista Moto Adventure ?

Eliana MaliziaPor:  Eliana Malízia

Personal Trainer,  com especialização em . . .

 

1 Comentários

arnobio avelar costa
2013-10-04 21:36:16
nosa eu estou curioso pra conhecer ese lugar,
1 Comentários

arnobio avelar costa
2013-10-04 21:36:16
nosa eu estou curioso pra conhecer ese lugar,

Deixe um Comentário Cancelar resposta
O seu endereço de email não será publicado


Deixe um Comentário Cancelar resposta
O seu endereço de email não será publicado


RECEBA NOSSOS
INFORMATIVOS

Loja Online

Alerta
Ok
Carregando
Erro

Não foi possível ler a página!