Um novo olhar – praticando Trataka

Os órgãos dos sentidos são os portais de nossa consciência. Através deles estamos ligados ao mundo exterior.

Os olhos são o Espelho da Alma. Eles também refletem algo para o exterior e neles se percebe os sentimentos e a disposição das pessoas. Ao olharmos nos olhos tentamos ver bem no fundo dos mesmos e buscamos descobrir o que expressam. Os olhos não são um mero órgão que capta as coisas, mas também que pode liberar algo para o exterior. São os olhos que derramam lágrimas para expressar ao mundo exterior uma situação psíquica.

A Iridologia usa os olhos como um espelho do corpo, pois a Íris em especial é um retrato dos nossos órgãos.

O olhar reflete o sentir e muitas das nossas tensões têm como porta de entrada os olhos. A visão cansada, o foco de atenção constante, muitas coisas que vemos podem nos acalmar ou agitar, nos fazem felizes ou tristes. Nosso olhar é revelador e essas informações internas estão completamente ligadas com o exterior e tudo que se reflete no olhar está conectado com o interior.

TRATAKA é uma palavra sânscrita que significa: fixar o olhar ou olhar firmemente. É o nome da prática iogue da concentração mental em um ponto ou imagem específico, seja objetivo (bahiranga) ou subjetivo (antaranga). Pode ser realizada fixando-se numa variedade de objetos: vela acesa, cristal, um retrato, a própria imagem refletida no espelho, uma mandala, o ponto médio entre as sombrancelhas, a ponta do nariz.

Os benefícios de Trataka são muitos: físico, mental, psíquico e espiritual. Fisicamente, auxilia vistas fracas e certos defeitos visuais, inclusive a miopia. Ele acalma e estabiliza a mente, e também alivia a insônia. Além disso, desenvolve um poder de concentração necessário para a prática da verdadeira meditação. Os olhos são as portas da mente; quando os olhos estão firmes, a própria mente se torna firme, e o processo do pensamento cessa automaticamente à medida que a concentração se aprofunda. Trataka é um dos métodos mais eficazes para controlar uma mente agitada, absorta em ondas de pensamentos desconexos. Este controle é um pré-requisito para a efetiva prática espiritual.” Dr.Hiroshi Motoyama

Exercício de Trataka

Com a vela acesa: encontre um lugar calmo e sente-se numa posição confortável. Coloque uma vela acesa na altura dos seus olhos e numa distância de cerca de dois metros. Fixe a chama da vela, sem piscar. Se os olhos lacrimejarem, feche-os um pouco e descanse. Mesmo de olhos fechados, continue visualizando a chama da vela mentalmente e deixe as imagens surgirem na mente. Repita esse exercício algumas vezes e depois esfregue as mãos e pouse-as sobre os olhos enviando o seu sentimento amoroso para que seu olhar se preencha com essa energia serena. Essa prática é bem simples e inócua, porém deve-se evitar excessos. Não execute-a usando lentes de contato.

O melhor sempre!!!

Namastê!!!

www.criaryoga.blogspot.com  

Instrutora de Yoga há mais de 20 anos com formação na Escola Aruna; Pós-graduação em Yoga pela UNIFMU. . .

Imagem Superior: cc Flickr/ karomanah

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta