Hortoterapia - a natureza promovendo saúde e bem-estar

O contato com a Natureza utilizada como terapia.

Hortoterpia BuddhaSpa Blog

Difícil encontrar quem não goste de cuidar de um jardim ou de uma pequena horta, de passear por um parque ou pelo campo. Os efeitos positivos que o contato com a Natureza e com o verde causam pode ser sentido e ninguém duvida do quanto é positivo.

hortoterapia 1Por este motivo, a hortoterapia já vem sendo utilizada há alguns anos em centros de saúde, em workshops, em programas para idosos e instituições de saúde mental, trazendo benefícios para os mais diversos casos. Seja reabilitação ou como tratamento paralelo para potencializar outras terapias e tratamentos para todas as idades, atuando na saúde física, mental e emocional.

A jardinagem é uma ocupação que proporciona uma experiência serena, uma atividade física suave que, em combinação com ar fresco, ajuda a oxigenar o sangue, energizar o corpo, liberando endorfinas que ajudam a aliviar o estresse e estudos já comprovaram que esta atividade ajuda na redução da pressão arterial. Além disso a atividade oferece também a oportunidade de queimar calorias, melhorar a força e flexibilidade nas pernas, braços e mãos, estimula o apetite e propicia  melhores noites de sono.

 

hortoterapia 2Jardins e hortas estimulam todos os nossos sentidos no toque das mais diversas texturas, no aroma das plantas. A alegria do brotar das flores plantadas desde sementes ou na colheita de uma verdura semeada, são realizações que trazem um profundo bem-estar e a agradável sensação de produtividade.

A hortoterapia vai muito além de cuidar de plantas e mexer na terra. Estudos já comprovaram que o simples contato com a Natureza por si só já é capaz de trazer benefícios. Com esta comprovação, os jardins terapêuticos vem sendo implantados em hospitais, por exemplo, transformando os passeios e caminhadas de seus pacientes em uma terapia eficaz que promove e auxilia na recuperação mais rápida.

Mesmo que você não tenha uma horta ou um imenso jardim na sua casa, não tem problema.Cultive vasos espalhados pela casa, mantendo o verde presente na sua vida. Busque também manter contato com jardins e parques públicos. A mágica do verde estará no ar e o prazer de regar e cuidar de seus vasos de plantas trará um momento de relaxamento e de prazer. Alegre-se!  É a Natureza, com toda a sua simplicidade, fazendo brotar bem-estar, saúde e felicidade na sua vida.

Artigo editado de 29/11/2012 Por BCires

Imagens: Photl.com   e  George Odan

 

1 Comentários

alice
2014-05-15 10:26:00
Gostei muito dessa ideia das flores no par de botas decorado.
1 Comentários

alice
2014-05-15 10:26:00
Gostei muito dessa ideia das flores no par de botas decorado.

Deixe um Comentário Cancelar resposta
O seu endereço de email não será publicado


Deixe um Comentário Cancelar resposta
O seu endereço de email não será publicado


RECEBA NOSSOS
INFORMATIVOS

Loja Online

Alerta
Ok
Carregando
Erro

Não foi possível ler a página!