Geoterapia em Spas – utilização e benefícios

Muitos balneários, SPAs e centros holísticos recomendam os banhos de argila como uma proposta de ter-se contato mais próximo com a energia da Terra. Utilizando argila muito fina, diluída em muita água, onde é possível submergir todo o corpo, deixando apenas a cabeça de fora. Outras vezes, pode-se sugerir que somente a parte a ser tratada fique submersa nesta composição de água e argila (recomendada para artrites, doenças de pele e inflamações internas).

A fangoterapia, uma terapia muito conhecida que utiliza argilas, é uma fonte maravilhosa de reposição energética e saúde como um todo. Ativando a circulação, mobilizando os líquidos corporais, drenando, reduzindo a retenção hídrica (muitas vezes indicada como terapia complementar da redução de medidas, gorduras localizadas e celulite). E, por seu poder assombroso de absorção, utiliza-se como carreador de substâncias ativas que se quer trabalhar, e na por sua capacidade de limpeza eliminando todos os elementos tóxicos que possam estar no corpo, suas radiações negativas, pois tudo é absorvido e eliminado no barro.

As argilas quando utilizadas em terapias estéticas podem tratar acnes, peles oleosas, poros dilatados, envelhecimento precoce, queda de cabelos, flacidez e celulite e edemas por retenção de líquidos, auxiliando na sua drenagem. Quando se adicionam nas argilas azeites essenciais ou outras ervas curativas e ativos terapêuticos, os resultados são imediatamente potencializados.

A utilização de argila com fins terapêuticos é milenar. Está presente nos mais antigos tratados de cura popular e constitui uma técnica bastante difundida entre terapeutas holísticos e médicos do mundo todo. Pode-se afirmar que teve sua origem com o homem primitivo, através da observação de alguns animais, que buscavam na lama e na argila o alívio de dores, lesões, feridas e até problemas estomacais (alguns animais ingerem este barro quando não se sentem bem), outros deitam-se na terra ou na lama quando estão com alguma disfunção ou doença. Pode-se conferir estas atitudes através de filmes e documentários.

Já o ser humano utiliza seu racional, inteligente e diz: “Eu não acredito que um barro, uma argila vá me curar…” e lançam mão de medicamentos e químicas sintéticas.

 Leia também: Geoterapias em Spas – Rituais de Gaia

 

 Ligia da Luz Posser – Editora Besouro Box



 

 

 

 

 Gerontóloga, Psicoterapêuta, Escritora . . . 






Imagem 1: Photl.com   Imagem 2: freedigitalphotos.net

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta