Florais de Bach – cura gentil das flores

Dr. Edward Bach, um notável médico inglês, após uma sólida carreira na medicina na Alopatia e Homeopatia, curou-se de um câncer e partiu rumo ao interior da Inglaterra, onde através de um profundo estudo e incessante observação das flores, descobriu um novo método de cura simples e acessível a todos, a Terapia de Floral de Bach.

O médico na sua jornada na busca por essa cura natural Bach com sua sensibilidade aguçada era capaz de sentir as reações físicas e emocionais ao se aproximar das plantas e foi com essa habilidade e muita pesquisa que criou as 38 essências florais (mais o Rescue Remedy para casos emergenciais).

Nessa descoberta e uso da terapia atingiu um grande auto equilíbrio sendo este um dos seus grandes legados, A CURA GENTIL DAS FLORES!

A cura através das essências florais é uma cura gentil onde a essência vibracional que ela estimula nos campos emocionais e energéticos vai sutilmente trabalhando o foco do problema e do desequilíbrio.

Desta forma, erradicando o mal de dentro para fora, transmutando sentimentos e mudando o padrão emocional.

Quantas vezes reprimimos nossas emoções, elas não saem de dentro de nós e vão acumulando-se, solidificando-se até tornarem-se bloqueios e o que conhecemos como doença é o último estágio de um distúrbio interno.

A terapia de floral, definida como uma terapia complementar e integrativa atua diretamente no plano emocional e vibracional. Bach, chamava suas essências florais de “recursos que são necessários no período de transição, até chegar o momento em que se restabelecerão o original e o direto, através do tempo ou das circunstâncias.”

Essa terapia consiste em tomar as essências, indicadas por um especialista, mas tão importante quanto tomar as “gotinhas” é o cliente compreender o que a essência vai curar no processo. Assim o cliente junto com o terapeuta entende o que aquela essência irá tratar e chamamos de potencial positivo da essência floral e participar ativamente da cura, com a intenção de compreender o padrão psicológico negativo da conduta, e ficar compreensível a causa original com um resultado eficaz de mudança construtiva comportamental.

Quando agimos na causa, podemos falar em cura.

Na natureza além de contemplar a beleza singela das flores, contamos com gotas de cura e aprendi no Instituto Bach (credenciado pelo Bach Centre da Inglaterra), que as essências florais agem em nossas emoções e campos sutis, fazendo suavemente um processo de consciência do sentir, entrar em contato consigo e mudar um padrão que causa dor no corpo, mente a alma.

Por ser uma terapia complementar não substitui nenhum outro tratamento médico ou psicológico, sendo sim uma excelente alternativa de tratamento.

A terapia de floral é um método simples, eficaz e natural grande aliado ao combate das agruras da vida moderna, como ansiedade, depressão, fobias e todas as enfermidades possíveis, quanto mais agudo for o caso mais rápidos são os efeitos da cura.

Para Bach, a saúde e a felicidade caminham juntas, além disso um grande amor ou objetivos são fatores decisivos para sermos verdadeiramente felizes. Uma vida saudável é estar inteiro e equilibrado com sua essência divina e florescer com a mais linda flor do seu jardim!

Os 38 remédios e a essência emergencial Rescue Remedy, constituem o complexo método de cura, Floral de Bach estão distribuídos em grupos associados a estados psicológicos negativos ou em desarmonia da natureza humana.

Alguns deles e aproveitem para contemplar as imagens das flores, que são também uma meditação sobre o efeito positivo que a essência floral trata na totalidade do ser.

Grupos

1 –Medo:

Indicação: para medos, preocupações constantes, maus pressentimentos.

Comum em pessoas com síndrome do pânico, stress pós-traumático e fobias.

Tratamento: Trazer o lado luz do pressentimento sombrio para a sensibilidade natural, trazer lucidez para os níveis de consciência e força para enfrentar os desafios com confiança interior.

2 –Incerteza e insegurança

Indicação: para inseguranças, dificuldade de tomar as próprias decisões, deixar de pedir constantemente conselhos para outras pessoas.

Comum em pessoas indecisas, inseguras e com baixa estima, que querem agradar os outros.

Tratamento – Seguir os ditames de sua alma, confiar na voz interior; na sua intuição e seguir com firmeza seus propósitos de vida.

3 – Falta de interesse no momento presente

Indicação – Para os que vivem muito no passado, lembrando de quando eram felizes, ou lembranças de pessoas que já morreram, ou sonhos que não viveram e não acreditam que serão felizes como antes.

Comum em pessoas com depressão, melancolia, apatia

Tratamento: Ver os acontecimentos do passado de forma mais realista e moderada e fico mais inteiro no momento presente e tenho disposição para me envolver com as situações atuais

4 – Solidão

Indicação: Para os que são muito rápidos de pensamento e ação e querem que tudo se faça sem hesitação nem atraso. Quando doentes querem ficar curados rapidamente. Não têm paciência com pessoas lentas e querem apressá-las ao seu modo. Têm preferência em trabalhar sozinho para seguir seu próprio ritmo.

Comum em pessoas ansiosas, em crise de ansiedade, stress relacionado ao trabalho, insônia, déficit de atenção (TDAH), com medo de aprofundar em relacionamentos amorosos.

Tratamento: Transformar a impaciência em serenidade, aceitar o tempo da vida e não controlar os acontecimentos presentes de futuros, pois a vida segue um curso natural e esperar sem controle e entregar-se à vida com fé.

5 -Hipersensibilidade as influências e opiniões externas

Indicação: Para quem tem ideais e ambições bem definidos na vida, mas acabam sendo tentados a afastar-se desses ideais e do trabalho por seguir opiniões, ou convicções do grupo ou de outras pessoas.

Comum em pessoas que trabalham em áreas que não gostam, que estão em profissões erradas, aceitam situações para agradar família, amigos, etc.

Tratamento: É o remédio ideal para proporcionar constância e firmeza dos seus propósitos e viver dentro da sua verdade, ajuda a romper laços (negativos) e facilita nas mudanças e adaptações de novas fases de vida ou situações novas.

6 -Desespero ou desalento

Star of Bethlehem – A flor da consolação

Indicação: Para os que estão muito angustiados, em choque de uma notícia grave, perda de um ente querido, medos depois de acidente ou situação tristes

Comum em pessoas que se isolam, desesperam-se frente ao fato, ou ficam paralisadas frente aos problemas.

Tratamento: Deixar que as coisas afetem menos e eu sinto o fato, mas não me sobrecarrego demais com ele. Fico bem para suportar melhor e cicatrizo minha alma. É a luz da estrela no meio da escuridão que floresce.

7 -Preocupação e Cuidado excessivos com os outros

Indicação: Para os que pensam primeiro nas necessidades dos outros e tendem a cuidar excessivamente das crianças, dos familiares e dos amigos, querendo endireitar. Querem que aqueles que cuidam permaneçam perto delas.

Comum em pessoas maternas, ciumentas, possessivas, apegadas e descuidadas de sua própria vida.

Tratamento: Agora eu cuido mais das minhas necessidades pessoais e isso me deixa mais rico interiormente e fico mais independente do amor do outro. Eu amo de forma serena e deixo livre meus amores.

EmergencialRescue Remedy (five flowers)

Rescue (remédio composto por cinco essências: Impatiens, Star of Bethlehem, Clematis, Cherry Pume Rock Rose ) Flores do equilíbrio

Indicação: Situações agudas, pânico, sofrimento prolongado, pós-cirúrgico,

Comum em pessoas que não conseguem se equilibrar frente a situação, casos crônicos, crises, insônia e dores da alma

Tratamento: Eu vejo tudo com clareza, desperto do meu sofrimento e enfrento a vida com vontade, lucidez e calma. Não sofro antes de nada e nem depois, vivo com confiança e deixo a luz entrar na minha vida.

(Ao som da banda Ira: Eu vejo flores em você!)

 

Mestre em Reiki Tradicional e Tibetano

Advogada, Pós graduada em Marketing e Naturopatia. . .

criancasdasestrelas.blogspot.com.br

Cursos e informações: www.healingcoaching.com.br

Facebook: Adriana Perazelli – naturopatia e numerologia

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta