Dicas para proteger os pés durante as férias

Que maravilha ficar descalço e poder pisar na areia da praia ou na grama verdinha… É a conexão com a mãe Natureza, uma forma natural de abastecer suas energias e repor todo o bem-estar que vida pode oferecer nos mínimos detalhes.

Mas, com o calor do sol, o verão com altas temperaturas e os seus pés livres de calçados, eles ficam bem mais vulneráveis. Lembre-se que seus pés não estão acostumados a viver tantas aventuras do tipo pisar em solos muitos quentes ou pedras que podem ferir ou criar lesões. Pensando nisso, relacionamos algumas dicas que vão ajudar a proteger essas extremidades do corpo tão importantes na locomoção. Afinal, andar descalço não só predispõe a queimaduras solares, mas também a surgimento de verrugas plantares, pé de atleta, micose e outras infecções, assim como aumenta o risco de lesões para os seus pés. Seguindo algumas orientações básicas pode evitar transtornos. Veja:

1- Use sapatos ou chinelos ao redor da piscina, à praia, no vestiário e até mesmo sobre o carpete ou no banheiro de seu quarto de hotel, para evitar lesões e limitar a probabilidade de contrair qualquer infecção bacteriana.

2- Não deixe de aplicar protetor solar nos seus pés, assim como em todo o corpo. Passe na frente, laterias e tornozelos. Reaplique depois de ter entrado na água.

3- Mantenha-se hidratado, bebendo muita água durante o dia. Isto não só irá ajudar com a saúde em geral, mas também irá minimizar qualquer inchaço do pé causada pelo calor.

4- Mantenha o sang

5- Tenha cuidado nas atividades na praia, lago ou rio. Utilize os diferentes tipos de calçado específicos para cada ocasião. Providencie sempre um par extra de tênis ou sandálias. Se os seus sapatos ficarem molhados, eles devem ser secos completamente antes de usar novamente para impedir que as bactérias ou fungos se desenvolvam.

6- Se você machucar o seu pé ou tornozelo durante as férias, procure imediatamente um médico ou podólogo. Não deixe que o problema se agrave estragando suas férias.

7- Use band aid para cobrir pequenos cortes e arranhões, evitando possíveis infecções no local.

8- Na higiene, mantenha as unhas paradas e use pedra-pomes para amaciar a pele calejada. Use após o banho, não se esquecendo de secar bem entre os dedos.

E depois destas dicas, deixe seus pés relaxados, saudáveis e respirando livres. Afinal, tem um longo ano pela frente… Eles vão ter que aguentar sapatos, saltos e muita atividade. merecem sua atenção total.

Boa férias!

Por: BCires   Fonte: www.apma.org – APMA – America Podiatric Medical Association

Imagens: Flickr cc makelessnoise   cc Sue Richards 

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta