Dicas para a Fonte da Juventude

Conceito atualíssimo: o anti-aging baseado em otimismo (good look).

Para você obter resultados no ?Anti-Aging?, envelhecer sem envelhecer, é necessário conhecimento. Antes de aderir a novos conceitos e desafios precisa saber e entender o porquê de mudar o que está fazendo em seu dia-a-dia. Desejar de forma intensa e inteligente, acreditar com convicção, começar a aplicar aos poucos os conceitos, sentir os resultados, propagar, arrumar novos companheiros para aumentar a motivação própria, divulgar os seus e o resultado de outros.

Aplicar nem sempre é fácil por isso, consiste em uma série de modificações de comportamentos tanto individual, como perante a sociedade, família e amigos. Devido a possibilidade de um forte prolongamento de tempo de vida, você precisa analisar todas as implicações e consequências em suas novas dezenas de anos futuros a mais a serem vividos, em vários aspectos:

Quanto ao seu corpo:

Suas  condições físicas precisam ser mantidas continuamente em ordem, pois após completarmos 50 anos nossa musculatura tende a diminuir se não forem praticados exercícios diários. Se estiver além do peso, fumando, bebendo a mais que o limite razoável, estressado e com um continuo mau humor, a natureza cobrará de forma violenta e a curto prazo. É preciso aumentar o tempo dos vários tipos de exercícios todos os dias, para manter condições físicas razoáveis. Outro fato importante, com o passar dos anos o poder de recuperação da saúde diminui, assim é importante cuidar-se.

Quanto a mente

Com o passar dos anos a nossa atividade cerebral e neurônios diminuem. Mantenha-se ativo em seus relacionamentos para não perder rapidamente a sua capacidade de interagir com o ambiente ao seu redor. Conviver com gerações diferentes não é simples, requer atualizações frequentes de como enxergamos a vida.

Quanto espírito

Em função da idade tendemos a nos acomodar e relaxar, praticando a lei do mínimo esforço ? a famosa zona de conforto. Com o tempo alguns acabam aceitando as limitações em seus padrões existenciais e acabam ficando negativos em pensamentos e atitudes. Há absoluta necessidade de manter um posicionamento positivo, pois para conseguir qualquer objetivo você precisa acreditar em em si mesmo e nas suas possibilidades, sempre mantendo a auto-estima positiva.

Quanto à harmonia geral

Corpo, mente e espírito: você precisa balancear o relacionamento, cuidando dos três ao mesmo tempo, não privilegiando um em função do outro. Essa harmonia implica em não praticar excessos de qualquer natureza.

O ser humano é uma perfeição da natureza, resultado de milhões de anos de uma adaptação darwiniana, sobrevivendo a fatores negativos desafiadores, desenvolvendo dentro de si mecanismos de auto-proteção, quase perfeitos. Ele chegou aos dias de hoje como o ser mais perfeito e completo da natureza, mas que precisa, merece e deve ser conservado e mantido em seu equilíbrio correto.

Quanto a relações familiares

Você vai existir e conviver por mais tempo com os seus pais, filhos, netos e provavelmente bisnetos. Se seus filhos forem trabalhar junto, não irão querer esperar por sua remota aposentadoria para assumirem uma posição na firma familiar. Muito importante você aceitar e se adaptar às mudanças de poder dentro da família. (Os descendentes ficam mais velhos e experientes e não aceitam  mais sugestões com facilidade.)

Quanto aos amigos

Se eles não cuidarem devidamente da saúde, provavelmente você irá conviver com eles menos tempo. Você precisa praticar atividades que impliquem em ajudar a terceiros, pois além de aumentar o seu circulo de amizades, aumenta também a auto-estima perante todos.

Quanto ao trabalho

Se você se aposenta em um tipo de serviço aos 50 anos, começa a perder poder. Não pare de forma alguma, mas tenha tempo para prosseguir em outras atividades que escolher. Você poderá fazer faculdade e tudo o que gosta e tem vontade.

Quanto a novos objetivos

Você terá que alcançá-los aos poucos, sem pressa ou necessidade de lutar contra o tempo.

Quanto aos relacionamentos sociais

Sejam família ou contatos comerciais, as pessoas mudam muito ao longo do tempo em sua escala de valores e suas amizades. É preciso dedicar-se a atividades que criem a obrigação de continuadamente estar contatando pessoas novas.

E, lembre-se: nem todas as pessoas alcançam à mesma expectativa de tempo de vida. Há possibilidade de, ao longo do tempo, perder alguns amigos e parentes. Isso é uma contingência com a qual é preciso aprender a conviver e aceitar.

Por: Correia Lima

Engenheiro pela Escola Politécnica da USP . . .

 

Imagens: ImageBase / Stock.xchng

1 Comentários

helso brasil
2012-02-11 23:12:57
o Importante é aprender a dividir, carinho, atenção e o mundo, com você e os outros.
1 Comentários

helso brasil
2012-02-11 23:12:57
o Importante é aprender a dividir, carinho, atenção e o mundo, com você e os outros.

Deixe um Comentário Cancelar resposta
O seu endereço de email não será publicado


Deixe um Comentário Cancelar resposta
O seu endereço de email não será publicado


RECEBA NOSSOS
INFORMATIVOS

Loja Online

Alerta
Ok
Carregando
Erro

Não foi possível ler a página!