Acupuntura – a arte de curar com agulhas

mulher fazendo acupuntura em uma pessoa no Buddha Spa

A acupuntura tem sua origem na China, há muitos séculos atrás, e logo se espalhou para o Japão, península coreana e no resto da Ásia. Ela é amplamente utilizada em sistemas de saúde nos países desta região, e é oficialmente reconhecida por governos e bem recebida pelo público em geral.

Embora ela tenha sido introduzida na Europa, já em inícios do século XVII, o ceticismo sobre sua eficácia continua a existir nos países onde a medicina ocidental moderna é a base dos cuidados de saúde, especialmente naqueles em que a acupuntura ainda não foi amplamente praticada. As pessoas questionam se a acupuntura tem um verdadeiro efeito terapêutico, ou se funciona apenas através do efeito placebo, o poder da sugestão, ou o entusiasmo com que os pacientes desejam uma cura.

Já no Brasil, a acupuntura foi introduzida há cerca de 40 anos e não somente é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), como foi inserida a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no SUS ? Sistema Único de Saúde.

Em 1996, a Organização Mundial de Saúde reuniu na Itália especialistas da área para analisar estudos selecionados em ensaios clínicos controlados. O resultado foi redigido e publicado. Alguns desses estudos forneceram evidências científicas incontestáveis ??de que a acupuntura é bem sucedida. A proporção de dor crônica aliviada pela acupuntura é geralmente na gama de 55-85%, o que a compara favoravelmente com a utilização de drogas potentes (morfina ajuda em 70% dos casos). Além disso, os mecanismos analgésicos da acupuntura têm sido estudados extensivamente desde final dos anos 1970, revelando o papel de fatores neurais e humoral.
As modernas pesquisas científicas revelaram as seguintes ações da acupuntura:

? analgesia ? dores em geral

? proteger o organismo contra infecções

? equilíbrio de várias funções fisiológicas.

A ação regulatória da acupuntura é bi-direcional, ou seja, como exemplo ela pode tratar tanto pacientes com pressão alta, quanto os de pressão baixa. Para isso a prévia análise individual de cada paciente é fundamental.

A acupuntura tem inúmeras indicações. Podemos citar alguns males nos quais ela atua com excelentes resultados como:

– Dores de cabeça , Enxaquecas

– Dor Dental e Facial

– Pescoço e dor no ombro

– Dor nas Costas , Hérnia de Disco

– Problemas nos tornozelos e joelhos

– Lesões, entorses

– Artrite, gota

– Alergias, asma, problemas oculares

– Estresse, depressão, insônia, fadiga

– Resfriado ou uma gripe

– Diabetes, hepatite e hipertensão

– Transtornos Alimentares e perda de peso

– Infertilidade, TPM e menopausa

– Úlcera, gastrite, constipação, diarreia

– Vícios como o tabagismo

A acupuntura facial é uma ótima alternativa para o rejuvenescimento da pele, evitando os tratamentos mais agressivos ou cirurgias. Ela ajuda a melhorar as condições de saúde da pele, estimulando a produção de colágeno e elastina e aumentando a circulação sanguínea e linfática. O resultado é uma pele mais saudável, mais elástica, com aspecto mais luminoso e com mais brilho. Um tratamento assíduo e bem aplicado pode gerar excelentes resultados: redução de rugas e linhas de expressão, redução de  flacidez, diminuição do inchaço e bolsas sob os olhos, redução de papada e levantamento de pálpebras caídas. Tão eficaz que pode ser comparado a um efeito lifting.

Não há como questionar a eficiência da acupuntura. Seja como opção de terapia única ou associada a tratamentos convencionais para potencializar resultados. Ela é, definitivamente, a arte de curar com agulhas.

* Atualmente as unidades Buddha Spa não aplicam mais acupuntura. 

Fonte parcial:  www.medicalacupuncture.org

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta